05/08/11

SAGRAÇÃO DA REAL BASÍLICA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS (Basílica da Estrela) II

(continuação da I parte)


Dia 16 (Segunda-feira):

 No dia de segunda feira 16 veio hum Regimento d’Infantaria, e huma grande Partida de Soldados de cavallo para conter em paz a multidão de gente que acudio. Depois de terem S. M. e A. A. Chegando, proseguio o Excelentissimo Bispo Confessor na Sagração do Altar do Sacramento com aquela perfeição, e acatamento, que huma humana creatura pode tributar ao Omnipotente. Concluido este acto, que quasi todo foi rezado, se ordenou logo huma solemne Procissão de muitos Ministros, e dos Musicos, e Cantores da S. I. P., para efeito de se trasladar o Sacramento da Capella, aonde estava inteiramente, para o Altar, que se acabava de sagrar. Acompanharão esta Procissão, com a mais exemplar edificação, S. M. e A. A. levando as varas do Palio o Serenissimo Principe N. S., os Excelentissimos Duque General, Visconde Mordomo Mor, Marquez do Lavradio, Marquez das Minas, Conde de Povolide, Martinho de Mello e Castro, e D. Diogo de Noronha, que eram os Grão Cruzes que se achavão presentes.

Na tarde do mesmo dia veio o Ecellentissimo Arcebispo de Lacedemonia, Vigario de S. Eminencia, fazer a exposição das Reliquias dos Martyres; o que já teve efeito na Capella Mor da igreja, como o mais que se praticou nos dias seguintes. Estas Reliquias eram destinadas para se colocar no dia 17 nos dous consecutivos Altares da Apparição de Christo ressuscitado a S. Tomé, e do Coração de Maria, que o dito Excellentissimo Arcebispo havia de Sagrar nesse dia. Tanto no sobredito exposição, como na seguinte Sagração, foi S. Excellencia acompanhado de dous Conegos da Basilica Patriarcal, e dos mais competentes Ministros da mesma Basílica. Seguirão-se á referida exposição as Matinas dos Martyres, e depois as Vigilias: tudo como na noite antecedente. Não deve aqui ficar em silencio que o Painel de segundo dos mencionados Altares he obra das Serenissimas Senhoras Princeza Viuva, e Infanta D. Maria Anna; o que por si só bastaria para fazer eternamente memorável este sumptuoso Templo.

Dia 17 (Terça-feira):

Na terça feira 17 veio postar-se no largo do Mosteiro um Corpo de Infanteria, a huma partida de Cavallaria; e depois de chegar o Excellentissimo Arcebispo, e as Pessoas Reaes, proseguio S. Excellencia na Sagração dos sobreditos Altares pela forma praticada nos dias antecedentes: acabado o quê disse Missa rezada no Altar do Coração de Maria, por ficar fronteiro á Tribuna aonde se achava S. M.. Ao mesmo tempo disse Missa no outro Altar hum dos Reverendos Capellães do Real Mosteiro. A esta função assistio S. Eminencia da referida Tribuna. Na tarde do mesmo dia o Excellentissimo Arcebispo eleito de Braga fez na Capella Mor a exposição das Reliquias dos Martyres,que no dia seguinte se devião de pôr nos dous Altares de Santa Tereza, e S. José, que S. Excellencia havia de sagrar. Nesta exposição lhe assistirão dous Conego da Basilica Patriarcal, e os mais Ministros na forma apontada. Estiveram presentes assim a este acto, como as Matinas do comum dos Martyres, que depois se cantarão, S. M., e o Principe N. S.. As vigílias se executarão, nessa noite bem como nas precedentes.


Dia 18 (Quarta-feira):

No dia quarta feira 18, estando formado hum numero de tropas, como no dia anterior, chegou S. Excellencia á hora determinada, e depois as pessoas Reaes, que, entrando na Igreja, e havendo feito Oração na Capella do Santissimo, forão, como na véspera,para a tribuna fronteira á mesma Capella. Assistido dos sobre ditos Ministros, proseguio pois S. Excellencia na Sagração simultânea dos dous Altares, como se tinha feito no dia antes; o que executou com todo o decoro, gravidade, e perfeição. No fim disse Missa rezada no Altar de Santa Tereza, e no outro hum dos Reverendos Cappellães do Mosteiro.

O Excellentissimo Bispo de Pinhel foi quem nessa tarde fez no Altar Mor a exposição das Reliquias dos Martyres para os dous Altares de S. João Evangelista, e de Santo Antonio e S. Francisco, tudo como nos dias antes, achando-se presentes S. M., e o Principe N. S. ás Matinas cantadas co Commum dos Martyres. As vigílias se executarão pelo modo já indicado.

(continuação, III parte)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES