28/09/11

CAPELA DE S. JOÃO BAPTISTA da IGREJA DE S. ROQUE em LISBOA (VI)

Bento XIV

A capela foi montada na igreja de Santo António dos Português, em Roma, a cerimónia de sagração, com Missa, foi feita pelo Papa Bento XIV, a 15 de dezembro de 1744. A 23 de abril de 1747 o Papa quis ver a capela já com todo o recheio: confessionários, baptistério, paramentos, e tudo o resto.

Dia 20 de junho os artistas que vinham para Lisboa assinaram em Roma os respectivos contractos. No dia 1 de setembro chegaram a Lisboa os 3 navios onde ia a capela desmontada com o recheio e os artistas.

Igreja de S. António dos Portugueses, em Roma
Alguns poucos objectos mandados fazer em Roma, e que vieram também nos navios, destinaram-se a outros sítios. O artista Giusti, por exemplo, veio para fazer algumas estátuas para o antigo palácio das Necessidades, depois realizou alguns trabalhos no convento de Mafra fundando aí uma escola de escultura.

O painel central, no retábulo, é um mosaico formado por pedrinhas, tal como os outros dois laterais. Para montar o mosaico central, "Baptismo de Christo", e o lateral, "Vinda do Espírito Santo", foram contratados no dia 30 de junho de 1752 Domenico Bossoni (mosaicista) e Giovanni Corsini (engelheiro maquinista). Fizerem ainda reparos no mosaico lateral, o da "Anunciação", e no pavimento.

D. João V faleceu a 31 de julho de 1750, antes da obra terminar. A inauguração da capela já aconteceu no reinado de D. José, e parece não ter sido tão esmerada quanto D. João V teria preparado. Do recheio, o Missal Romano foi o único objecto que não esteve ao nível de toda a obra. Creio que já foi mandado fazer posteriormente, fora da mão de D. João V. Este facto curioso merece investigação.
A capela tinha uma cortina de seda, que abria à hora da Missa, pois os preparativos na capela eram muito demorados. Na verdade as capelas não são feitas para admiração dos homens, mas sim para adorar e honrar a Deus, se bem que a isto se somem tantas outras vantagens e boas intenções. Nos finais do séc. XIX a cortina foi retirada. Hoje não se rezam missas na capela, nem o Rito Romano (propriamente dito) é estudado e praticado por esmagadora maioria do clero...!
Até aos nosso dias não chegaram todos os objectos do recheio da capela. Eis uma lista deles:


- Custódia de ouro e respectiva paelha de prata dourada;
- Cálice e patena
- 3 Pares de galhetas e respectivo pratinho;
- Pixide;
- Apagador;
- 2 atiçadores;
- Caixa para hóstias;
- Vasos dos Santos Óleos e respectiva caixa;
- 30 castiçais para o Santíssimo;
- Cruz processional;
- Lampadário;
- 3 lâmpadas;
- 4 lanternas
- Maquineta para a custódia do Santíssimo;
- Purificador;
- 4 relicários: S. Bento, S. Celestino mártir, a cabeça de S. Donato mártir;
- 6 varas de pálio;
- Sacrário e suas 3 chaves.

Veja a anterior parte I
... parte II
... parte III
... parte IV
... parte V

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES