02/10/11

HISTÓRIA DOS MILAGRES DO ROSÁRIO


Ao dia que hoje comemoramos, está depositado o livro "História dos Milagres do Rosário da Virgem Nossa Senhora" no SCRIBD - Ascendens. É da autoria do Pe. João Rebello e editado em Lisboa a 1617.

Para que se tenha uma noção, lanço uma pequena parte do índice:

1- Licenças
2- Prólogo ao leitor
a) Do proveito que nasce de escrever milagres de nossa Senhora e dos Santos.
b) Com a lição dos livros de Santos e milagres converteram muitos pecadores que depois foram grandes santos.
c) Em que tempo a Santíssima Mãe de Deus começou a fazer milagres no mundo.
d) Quanto crédito se deve dar aos milagres do Rosário que aqui se escrevem.
. Dá-se razão porque se compõem em forma de Diálogo
. Autores que se alegram nesta história
3- Declara-se o fundamento da história e diálogo de uma peregrinação que três teólogos pregadores do Colégio Real da Purificação da Universidade de Évora fizeram a nossa Senhora de Guarda Lupe (Guadalupe).
a) Diálogo I - A devoção do Santíssimo Rosário tem virtude para iluminar da morte aqueles a quem outros querem matar e para se fazerem amizades entre os que se querem mal. (Anselmo e D. Heitor, fidalgo)
. Milagre com que se prova a devoção do Rosário ser muito aceito a Deus e por ela mudar os corações e fazer dos inimigos amigos.
b) Diálogo II - Rezar cinto Salmos em honra das cinco letras do nome da Santíssima Virgem, que é MARIA, e devoção mui aprovada e aceite a Deus, e por ela faz nosso Senhor muitas merecês nos que a fazem. (Anselmo, Marcelo, religioso)
c) Diálogo III - Rezar muitas vezes Avé Maria e repeti-la entre dia consigo, é devoção muito santa e proveitosa. (Anselmo, Marcelo, Eusébio, soldado)
d) Diálogo IV - A devoção de muitas vezes, e em todo o lugar e templo, saudar a Virgem nossa Senhora, é muito santa e proveitosa. (Anselmo, Marcelo, Eusébio, Capitão)
e) Diálogo V - Como a devoção do santíssimo Rosário alcança vitória nas batalhas contra os inimigos da Fé, e por ela livra Deus os soldados e Capitães e todos o haviam de rezar, o que se se provoca com milagres muito grandes que Deus fez. (Anselmo, Marcelo, Com Feliciano)
f) Diálogo VI - Como a devoção do santíssimo Rosário tem grande virtude para por ela chegarem à confissão os pecadores que há muitos anos não se confessam o que se prova com um grande milagre. (Anselmo, Marcelo, Guilherme, Capitão).
g) Diálogo VII - A devoção do santíssimo Rosário, é excelente remédio para trazer ao caminho da Salvação aos homens que por justo juízo de Deus desesperam e se entregam ao demónio, o que se prova com um muito grande milagre. (Anselmo, Marcelo, Teodósio)
h) Diálogo VIII - Como a devoção do Rosário tem virtude para livrar dos lobos e das feras aos que o rezam e alcançar de Deus que não morram sem confissão: o que se prova com um milagre. (Eusébio, Pastor).

Este livro em PDF, aqui

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES