22/03/12

22 de MARÇO - AGIOLÓGIO LUSITANO

Alguns dos santos e varões de virtudes que o Agiológio Lusitano mostra para o dia 22 de Março:


"e. Na Serra de Ossa, cabeça da Ermítica família de S. Paulo neste Reino, acabou em paz o Reverendo Pe. Fr. Manuel do Salvador, a quem reconhece meritíssimo filho Vila Viçosa na diocese Eborense, e primeiro Provincial (depois de aprovada pela Sé Apostólica) sua sagrada Religião. Cuja a única eleição se fez presente o Cardeal D. Henrique, que a festejou sumamente por concorrerem no sujeito singulares parte e talentos de virtudes que assim convinha fosse aquele que havia de ser base e fundamento deste espiritual edifício, em que pôs os materiais de casa, procedendo no governo com muito louvor, prudência, inteireza, modéstia, recolhimento, rigor e obediência, deixando em testamento a seus súbditos, quando se ausentou deles, estas religiosas virtudes, como prendas e arras da eternidade. 

(Comentário: É [edifício da ermita] o da Serra de Ossa também muito aparelhado para a mesma vida, e por isso se retiraram a ele - em vários tempos - muitas pessoas ilustres que com suas preclaras virtudes faziam viva guerra ao inferno. Esta é a Tebáida de Portugal, morada de Monges, segundo Dextro ad anno Christi 922 onde tem a Congregação de S. Paulo , primeiro Ermita, celebérrimo convento, que é cabeça dela neste Reino. Cuja Reforma confirmou a santidade do Papa Gregório XIII ao I de Setembro de 1578 debaixo da regra de S. Agostinho. Seu princípio, grandeza e privilégios com que os Reis e Pontífices o enobreceram, se dirá  - Deus querendo - a 12 de Agosto, quando tratarmos de Fernandianes, terceiro Mestre de Avis, seu antigo habitador por muitos anos. Nesta real casa tem seu enterro F. Manuel do Salvador, com o seguinte epitáfio: "Sopulturado muito Reverendo P. Fr. Manoel do Salvador, primeiro Provincial que doi desta Ordem, no tempo que o Sumo Pontífice Gregório XIII a aprovou. Falleceo na Era 1606 a 22 de Março". De sua virtude, e exemplar vida se conserva a memória entre seus religiosos, da qual nos constou por relatos e monumento de seu arquivo, que lhes comunicaram por ordem do P. Provincial Fr. Leonardo da Assunção.)

g. Em Nagazaqui, cidade primária de Japão, a ac[?]ba morte de um sino Cristão, por nome Matias, doméstico e familiar do P. Mateus de Douros, Provincial da Companhia naquelas partes que por encobrir aos idólatras, onde estava o dito Padre, e por confessar publicamente nossa sagrada Religião, pois preso à primeira noite, e nela lhe deram tão terríveis tormentos que no meio deles antepondo a palma do seu triunfo, cujo despedaçado corpo, para que não visse a poder dos Cristãos, foi de madrugada lançado ao mar.

(Comentário: Do cavaleiro de Cristo Matias, que padeceu a 22 de Março de 1620 escreveu Orfanel na História Eclesiástica do Japão c.36. e Cardim no Catálogo de Seus Mártires pag.25 e outros.)"

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES