09/03/12

S. TEOTÓNIO - PRIMEIRO SANTO DO REINO DE PORTUGAL (III)

(continuação da I parte)



Exercita S. Teotónio as Primeiras Ordens

"1. Agora de boamente, com o auxílio da graça divina, mostrarei de algum modo com brevidade qual era a diligência que teve em suas Ordens e qual foi na Igreja sua conversão. Seja-me lícito referir o que ouvi a homens religiosos.

Primeiro se ordenou de Ostiário; foram-lhe entregues as chaves da Igreja, a qual ele, com um piedoso desvelo fechava, pois antes negligente ficava patente, como dizem, aos animais imundos e cabras; e depois às horas convenientnes, as abria, Lançando fora [do recinto] os excomungados e infiéis, inflamado em um zelo todo Católico: e religiosamente guardava tudo quanto estava dentro ou lhe pertencia.

2. Recitava e lia fiel e utilmente as profecias e lições Apostólicas; no ler ou cantar evitava de todos os modos o som afeminados com requebros, o rustico e agreste; porquanto atendia a que suas vozes fossem bem percebidas nos ouvidos e chegassem aos corações dos circustantes devotos, os quais fazia seus ouvintes; e não queria deles o aplauso, ou que o olhassem admirados não edificados. Sobre os Catecúmenos fazia o Sacramento da apersão; lia os exorcismos sobre os espíritos imundos e os botava fora dos corpos obcessos, por virtude da graça de Deus e por força de sua Ordem; porque em si tinha o Espírito de Deus, e a vida não discordava do ofício: e assim pelo ofício recebido expulsava ao maligno do corpo alheio, porque já pela pureza da vida o havia afugentado do seu coração."

(Continuação, aqui)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES