09/04/12

AUTO DA PROCLAMAÇÃO - IMACULADA CONCEIÇÃO (I)

AUTO DA PROCLAMAÇÃO E DA FÓRMULA DA CONSAGRAÇÃO DE PORTUGAL À IMACULADA CONCEIÇÃO

Procissão da Imaculada Conceição em Vila Viçosa
Dom João, por graça de Deus, Rei de Portugal e dos Algarves, etc.

Faço saber aos que esta minha Provisão virem, que, sendo ora restituído, por mercê muito particular de Deus Nosso Senhor, à Coroa destes meus Reinos e Senhorios de Portugal;

Considerando que o Senhor Rei Dom Afonso Henriques, meus Progenitores, e primeiro Rei deste Reino, sendo aclamado e levantado por Rei, em reconhecimento de tão grande mercê, de consentimento de sues Vassalos, tomou por especial Advogada sua Virgem Mão de Deus, Senhora Nossa, e debaixo de sua sagrada pretensão e amparo, lhe ofereceu a todos os seus Sucessores, Reinos, e Vassalos, com particular tributo, em sinal de feudo e vassalagem;

Desejando eu imitar o seu santo zelo, e a singular piedade dos Senhores Reis meus Precedentes - reconhecendo em mim avantajadas e contínuas merecês e benefícios da Liberdade e poderosa Mão de Deus Nosso Senhor, por intercessão da Virgem Nossa Senhora da Conceição:

«Estando ora junto em Cortes com os Três Estados do Reino, lhes fiz propor a obrigação que tínhamos de renovar e continuar esta promessa, e venerar com muito particular afecto, e solenidade a Festa de Sua Imaculada Conceição - e nelas, com parecer de todos, assentamos de tomar por Padroeira de nossos Reinos e Senhorios a Santíssima Virgem Nossa Senhora da Conceição, na forma dos Breves do Santo Padre Urbano VIII, obrigando-me a haver confirmação da Santa Sé Apostólica.

E lhe ofereço de novo, em meu nome, e do Príncipe Dom Teodozio, meu sobre todos muito amado e prezado Filho, e de todos meus Descendentes, Sucessores, Reinos, Senhorios e Vassalos, à Sua Santa Casa da Conceição sita em Vila Viçosa, por ser a primeira que houve em Hespanha desta invocação cinquenta cruzados de ouro em cada um ano, em sinal de tributo e vassalagem.

(continuação, II parte)

2 comentários:

Unknown disse...

Seja louvado Nosso Senhor Jesus Cristo e para sempre seja louvada a Sua Mãe Maria Santíssima!!

anónimo disse...

Essa saudação dá indulgência:

- Seja louvado Nosso Senhor Jesus Cristo...
- Para sempre seja louvado, e sua mãe Maria Santíssima.

É uma saudação tradicional portuguesa.

TEXTOS ANTERIORES