13/04/12

MANDAMENTOS - MORAL CRISTÃ - CATECISMO (VII)


TERCEIRO MANDAMENTO

184. - Que é que nos ordena o terceiro mandamento guardar os domingos e festas de guarda?
O terceiro mandamento guardar os domingos e festa de guarda ordena-nos que honremos a Deus nos domingos e festas de guarda com actos de culto externo, dos quais para os cristão o essencial é a santa Missa.

185. - Porque é que devemos fazer actos de culto externo? Não basta adorar a Deus, que é espírito, interiormente no coração?
Não basta adorar a Deus interiormente no coração, mas devemos também render-lhe o culto externo preceituado, porque estamos sujeitos a Deus em todo o nosso ser, alma e corpo, e devemos dar bom exemplo; e também porque de outro modo se perde o espírito religioso.

186. - Que é que nos proíbe o terceiro mandamento?
O terceiro mandamento proíbe-nos os trabalhos servis nos domingos e festas de guarda.

188. - São proibidos todos os trabalhos servis nos dias de festa?
Nos dias de festa são proibidos todos os trabalhos servis não necessários à vida e ao serviço de Deus e não justificados pela piedade ou por qualquer outro motivo grave.

Explicação. - (...) todo aquele que, sem necessidade, emprega nesses dias uma parte apreciável de tempo em executar trabalhos servis, peca gravemente contra o terceiro mandamento. (...) São trabalhos servis aqueles que importam fadiga corporal, os quais nos nossos dias se designam de preferência pelo nome de trabalhos manuais. (...) Pelo contrário, não são proibidos aqueles que importam não tanta fadiga corporal como intelectual; e, assim, não é proibido estudar, pintar, bordar, etc. Os trabalhos servis nunca são permitidos, excepto nos casos de: a) serem necessários para o serviço, isto é, para o culto divino, ou para a vida; b) ou serem justificados pela piedade ou por outro motivo grave; como, por exemplo, a necessidade de não abandonar um enfermo carecido de assistência, o risco de se perder o lugar que se desempenha e que se não pode deixar senão com incómodo grave, etc. (...)

Prática. - Nos dias de festas procurarei evitar os divertimento perigosos; fazei algumas leituras piedosas. Lembrai-vos de que o descanso festivo foi dado para alívio de corpo e para proveito da alma, mas especialmente para melhor podermos honrar e servir a Deus.

189. - Como se devem empregar os dias de festa?
Devem-se empregar os dias de festa em benefício da alma, frequentando a pregação e o catecismo, e praticando alguma obra boa; e também em repouso do corpo, longe de todo o vício e de toda a dissipação.

(...)

(Terá continuação)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES