14/04/12

OS ERROS DE LUTERO E O ESPÍRITO DO MUNDO ACTUAL (I)

O Demónio a fazer-se de Lutero seu instrumento sonoro

OS ERROS DE LUTERO E O ESPÍRITO DO MUNDO ACTUAL
Pe. Franz Schmidberger


ÍNDICE
Introdução
I - "Sola Scriptura"
II - "Sola Fides"
III - "Sola Gratia"
IV - "Solus Deus"
Conclusão

INTRODUÇÃO

Para compreender melhor os erros do mundo de hoje, especialmente os acontecimento produzidos no interior da Igreja Católica, parece-me seguramente necessário ter clara a posição de Lutero o mais possível e compará-la com o neo-protestantismo e o neo-modernismo actual.

Fundamentalmente a posição de Lutero encontra-se resumida nos quatro "soli":
- "Sola scriptura" (somente a Escritura), portanto, não contar com a Tradição da Igreja.
- "Sola fides" (somente a fé), portanto, não contando com as obras.
- "Sola gratia" (somente a graça), portanto, sem a cooperação do homem no uso da sua liberdade moral.
- "Solus Deus" (somente Deus), portanto, sem a mediação na salvação, pela Igreja e intercessão dos santos.

I - "SOLA SCRIPTURA"

Lutero sustem que a Sagrada Escritura é a única fonte da revelação divina e que cada cristão recebeu a inspiração do Espírito Santo para compreendê-la e interpretá-la correctamente. Segundo ele, o Magistério da Igreja obscureceu a palavra de Deus (que apenas por si mesma leva à claridade), portanto, numa linguagem popular diríamos que seria melhor ordenhar a vaca que ir buscar o leite à leitaria.

Os protestantes de todas as denominações e orientações, até mesmo os testemunhos de Jeová, fizeram sua esta posição de Lutero contra a qual se pode opor igualmente toda uma série de argumentos muito poderosos, utilizando utilizando sobretudo a mesma Sagrada Escritura.

A - Em S. João (20:30-31) lemos estas palavras: "Há aliás uma quantidade de outros milagres que Jesus fez na presença dos seus discípulos e que não foram registados por escrito neste livro." E um pouco mais adiante lemos em S. João (21:25): "Há ainda uma quantidade de coisas que Jesus realizou. Se as quiséssemos colocar por escrito, acho que não caberiam no mundo os livros que as relatassem".

Isto prova claramente que a Sagrada Escritura apresenta apenas um extracto de palavras e obras de Jesus, e não se pode saber com plena total evidência quais teriam sido os critérios de uma selecção [que foi a que Deus inspirou]. É pois uma hipótese sem fundamento essa de que apenas a Sagrada Escritura conteria todo o ensinamento de Cristo necessária para a Salvação e, ao mesmo tempo, enquanto ao que ela afirma, seriam apenas detalhes sem grande importância. 

(Aqui a continuação)

5 comentários:

Cláudia Arruda disse...

Salve Maria.

Uma vez comentando sobre o livro "As Grandes Heresias", fui corrigida por dizer que a loucura de Martinho Lutero, foi uma "Reforma Protestante". Não perguntei o motivo na época, Hoje, relendo os artigos sobre os erros de Martinho, lembrei...Pode explicar?

anónimo disse...

Pode explicar um pouco mais a questão? Fiquei na dúvida.

Unknown disse...


Claro que sim!

Porque não dizer que foi uma reforma, para a divisão criada por Martinho Lutero?





Anónimo disse...

Porque é na vdd uma deforma, não reforma. Reforma é algo que melhora, progride. A revolta de Lutero não fez isso, fez o contrário.

anónimo disse...

O comentário penúltimo tinha sido aprovado mas ficou entretanto por responder. O "anónimo" acabou por responder.

Na verdade, antes de Lutero não havia a seita que o próprio fundou. Chamar ao terrível acontecimento "reforma" não tem outro propósito que fazer supor que tal movimento é uma expurgação da Santa Igreja. Sem mais delongas, Lutero não podia reformar mais que a si mesmo (por não ter jurisdição verdadeira sobre a Igreja), nem sequer originou NA IGREJA movimento que tivesse levado as autoridades a reformá-la realmente. Pelo contrário, a Santa Igreja levou a cabo aquilo que poderia ser chamado verdadeiramente de "reforma" (erradamente chamada de "contra-reforma) por ter vivificado, clarificado,a vida etc. da Santa Igreja. Com justiça no falar, deveríamos chamar "deformação luterana" (no sentido em que o anónimo o disse) e "reforma" ao que infelizmente chamam de "contra-reforma".

TEXTOS ANTERIORES