07/09/12

O PUNHAL DOS CORCUNDAS Nº 1 (I)


Republico o "O Punhal dos Corcundas" da autoria de Fr. Fortunato de S. Boaventura (que veio a ser Arcebispo de Évora e exilado mais tarde em Roma por perseguição do Liberalismo de D. Pedro). Tomo a liberdade de fazer esporádicos e pequenos ajustes gramaticais ao texto,  unicamente para que o leitor não perca a informação contida no texto por dificuldades de letra.



Advertências aos Pedreiros Livres

Podendo ser que o meu título vos assuste, vos obrigue a vociferar, e talvez a que me chameis Bota-Fogo do Clero e dos nobres, e Apóstolo do despotismo e da anarquia, importa admoestar-vos caritativamente que ninguém vos dará crédito, e que feita uma pequena mudança de um refrão antigo, todos vos poderão dizer. Bem o prégou Fr., isto é o Irmão Tomás, se bem o disse pior o fez…. Com que a necessidade de exterminar a ferro e fogo os corcundas, qual se intimou nas Sociedades Patrióticas de envolta com a celebérrima indicação de um mês de anarquia não era nada? Com que as narradas no Congresso (nunca lhe chamei Soberano, porque chamá-lo assim era uma heresia religiosa e política, nem se quer lhe dei a pavonada de nacional porque os tristes povos não metiam para aí prego nem estopa) com que as marradas tendentes para o extermínio dos Corcundas, eram uma brincadeira? Com que o aliciamento feito por miseráveis estudantinhos tão desaforados como ignorantes para que as tropas no seu trânsito por Coimbra matassem os Frades e os Corcundas, era um jogo de crianças? Ora pois calai o bico senão terei muito que sofrer… e não é muito que zombando eu desse punhais ainda mais curtos do que os vosso entendimento com que haveis lançado uma espécie de contribuição a toda a casta de ferros e de ferreiros… desse ao meu papel o Soberbo e pomposo título do único santinho que vós adorais, e trazeis ao pescoço; mas cumpre fazer uma e bem especial diferença.

O vosso é propriamente a arma dos cobardes e dos tolos que, não sabendo responder às objecções dos Corcundas, se valem de fanfarrónicas ameaças e de cartéis de desafio, verdadeiros testemunhos de crassíssima ignorância que mui brevemente hão-de ser postos à Luz do dia… O nosso, isto é o punhal dos corcundas, é o punhal da razão e da experiência, é o punhal digno do homem estudioso, é o punhal que não sabeis usar, porque além disso a natureza foi mesquinha convosco (pois se o Doutor Gall fizesse algum exame dos vossos crânios, apenas descobriria os órgãos da perfídia da impudência, e da incredulidade é de notar que no período de três anos, tereis feito retrogradar séculos à nossa literatura se os vossos escritos servissem de norma para o diante. Meninos, ide para a escola… e assim mesmo com essas carinhas da pouca vergonha quereis destruir e aniquilar o trono, e a Fé!!!

Como deverá refutar-se o Maçonismo.

In illo Tempore = Vogou por todos os Reinos da Cristandade um desalmado furor a que se deu o nome de Cavalaria andante. Matavam-se uns aos outros por “dá cá aquela palha” quem bem pouco mais era a questão se Dulcineia excedia em formusura a Floripes ou esta a Rosalunda… Depois de se empregarem inutilmente as próprias armas da Igreja, sem tornarem a si aqueles doidos rematados, aparece o melhor dos Romances antigos e modernos, isto é “D. Quixote de La Mancha”… e logo meteu pernas a Cavalaria andante, que intimidou de que as próprias crianças e mulheres da rua se pusessem a gritar quanto passasse algum desses heróis de lança enristada: “aí vai o cavaleiro da triste figura!”

Já em tempos mais vizinhos do nosso, apareceu outra doença mortal mais funesta e assoladora que todas as pragas do Egipto, e que obrigou os que pensam atiladamente a terem saudades da Cavalaria andante. Esta quando muito era uma Sarna ou tinha sim contagiosa, porém felizmente não chegava senão a meia dúzia de entusiastas em cada um dos Reinos da Europa, nem consta que se derramasse pelo povo miúdo nem que conduzisse os Reis ao patíbulo, nem que menoscabasse ou desprezasse a verdadeira Religião, sintomas estes que anunciam o simples começo de nova pestilência.

(Continuação, II parte)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES