01/10/12

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (II)

(continuação da I parte)


A IMITAÇÃO DE CRISTO

Thomas de Kempis


Cap. II
Como Deve Cada Um Sentir Humildemente de Si Mesmo


1. Todos os homens naturalmente desejam saber. Mas que aproveita a ciência [o conhecimento], sem o temor de Deus? Por certo melhor é um humilde rústico que serve a Deus que um soberbo Filósofo que, deixando de se conhecer a si mesmo, observa os movimentos do Céu. Aquele que perfeitamente se conhece, tem-se por vil, e não se deleita nos louvores humanos. Se eu soubesse tudo o que há no Mundo, e não estivesse em graça, que me aproveitaria diante de Deus que me há-de julgar pelas obras?

2. Não tenhas demasiado desejo de saber; porque se acha nele grande distracção, e engano. Os Letrados [os instruídos nos conhecimentos do mundo] gostam de ser tidos, e aplaudidos como tais. Muitas coisas há que sabe-las pouco, ou nada aproveita à alma: e muito louco é quem atende a outras coisas mais que às que tocam à sua salvação. As muitas palavras não enchem a alma, mas a boa vida a refrigera, e a pura consciência lhe dá grande confiança em Deus.

3. Quanto mais, e melhor sabes, tanto mais gravemente serás julgado se não viveres muito santamente. Por isso não te desvaneças por alguma arte ciência, mas teme pelo conhecimento que se te deu. Se te parece que sabes muito, e que muito bem o entendes, tem por certo que é muito mais o que ignoras. “Não queiras altivamente saber”, mas confessa a tua ignorância: para que te queres ter em mais que os outros, havendo muito mais doutor e sábios na Lei que tu? Se queres proveitosamente saber, e aprender alguma coisa, deseja que não te conheçam nem te estimem.

4. O verdadeiro conhecimento e desprezo de si mesmo é altíssima e importantíssima lição. Grande sabedoria e perfeição é sentir sempre bem e altas coisas dos outros, e a si ter-se e avaliar-se em nada. Se vires alguém pecar publicamente, ou cometer culpas graves, não te deves achar melhor: porque não sabes quando poderás perseverar no bem. Todos somos fracos, mas tu a ninguém tenhas por mais fraco que a ti.

(aqui a continuação)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES