28/10/12

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (IX)

(continuação da VIII parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO
Thomas de Kempis

Cap. IX
Da Obediência e Sujeição


1.Grande coisa é estar em obediência, viver debaixo da sujeição do Prelado [pais e legítimos superiores], e não estar em sua liberdade. Muito mais seguro é estar em sujeição que em Prelazia. muitos estão debaixo da obediência mais por força que por caridade: estes tais sentem pena e facilmente murmuram; nem alcançarão liberdade de espírito se se não sujeitarem de todo o coração por amor de Deus. Por mais que andes de uma para outra parte, não acharás descanço, senão em humilde sujeição ao governo do Prelado. A imaginação, e a mudança dos lugares tem enganado a muitos.

2. Verdade é que cada um se governa de boa vontade pelo seu parecer e se inclina mais aos que concordam com ele: mas se Deus está entre entre nós, é necessário que deixemos algumas vezes o nosso próprio parecer pelo bem da paz. Quem é tão sábio que saiba cabalmente tudo? Não queiras pois confiar demasiadamente no teu parecer próprio, mas gosta também de ouvir de boa vontade o alheio. Se o teu parecer é bom e o deixas por amor de Deus, e seguires o dos outros, mas aproveitarás desta maneira.

3. Muitas vezes tenho ouvido dizer que é mais seguro ouvir e tomar conselho, que dá-lo. Bem pode suceder que seja bom o parecer de um; mas não querer estar pelo que sentem os outros, quando a razão ou a causa o pode, é sinal de soberba ou pertinácia.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES