26/10/12

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (VII)

(continuação da VI parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO
Thomas de Kempis

Cap. VII
Como se há de Fugir à Vã Esperança e à Soberba

1. Vão é aquele que põe as suas esperanças nos homens ou nas criaturas. Não te envergonhes de servir aos outros por amor de JESUS Cristo e parecer pobre neste mundo. Não confies em ti mesmo, mas põe em Deus a dua esperança. Faz o que em ti é, e Deus favorecerá a tua boa vontade. Não confies na tua ciência [conhecimento], nem na indústria [acções organizadas] de vivente algum; mas somente na graça de Deus, que ajuda aos humildes e humilha aos presumidos.

2. Se tens riquezas não te glories nelas nem nos amigos porque são poderosos; mas em Deus, que tudo dá e, sobre tudo, se deseja dar a si mesmo. Não te desvaneças pela grandeza ou formosura do corpo, que com qualquer enfermidade se corrompe e afeia. Não tenhas complacência da tua habilidade e engelho, porque não desagrades a Deus de quem é todo o bem natural que tiveres.

3. Não te avalies por melhor que os outros; para que não sejas quiçá tido por pior à vista de Deus, que conhece o que há no homem. Não te ensoberbeças pelas obras: porque são mui diferentes dos juízos dos homens os juízos de Deus, ao qual muitas vezes desagrada o que aos homens contenta. Se tiveres algum bem, considera que os outros os têm maiores; para que assim te conservassem humildade. Não te dane se a todos te submeteres, mas é muito danoso se te antepuseres, ainda que seja somente a um; contínua paz tem o humilde; porém no coração do soberbo muitas vezes há indignação e inveja.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES