27/10/12

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (VIII)

(continuação da VII parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO
Thomas de Kempis

Cap. VIII
Como se há de Evitar a Muita Familiaridade

1. Não descubras o teu coração a qualquer pessoa; mas comunica teus negócios [assuntos] com o sábio e temente a Deus; com os moços e estranhos conversa pouco: com os ricos não sejas lisonjeiro, e não estejas por tua vontade diante dos grandes. Acompanha com os humildes* e singelos, com os devotos e bem acostumados**, e trata com esses coisas de edificação. Não tenhas familiaridade com alguma mulher, mas em geral encomenda a Deus todas as que são boas. Deseja ser familiar somente de Deus e dos seus anjos, e foge de ser conhecido dos homens.

2. Justo é ter caridade com todos, mas não convem ter com todos familiaridade. Algumas vezes sucede que uma pessoa não conhecida se estima pela boa fama, e desagrada sua presença aos olhos dos que a vêm. Imaginamos algumas vezes agradar aos outros com a nossa conversão, e mais os ofendemos, porque veem em nós a desordem de nossos costumes [maus costumes].

(nota ASCENDENS:* hoje confunde-se, e mal, "humildade" com pobreza. ** Os "bem acostumados" são as pessoas de virtude, pessoas de verdadeiros bons costumes)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES