05/11/12

MANUAL DA LIGA ANTI-MAÇÓNICA (XVI)

(continuação da XIV parte)



Quinto compromisso: - Combater quanto lhes seja possível as obras maçónicas, ou impedir o mal que elas produzem, sobretudo nas escolhas; e pelo contrário favorecer as obras e as associações anti-maçónicas, como são as escolhas dirigidas por verdadeiros católicos, círculos católicos, associações religiosas, etc.

Que entendeis por obras maçónicas?

Entendo certos acessórios da Maçonaria por meio dos quais, mais ou menos hipocritamente, ela procura entender a sua acção, conforme os paizes e seuas circunstâncias. Estes acessórios são pela maior parte associações, bastantes membros das quais, ou pelo menos os chefes, pertencem à seita, e que sob o pretexto de ensino da ciência, da filantropia, etc., formam como que o exercito popular da Maçonaria. O caracter maçónico destas associações se revela pelo nome de seus fundadores e chefes e pela sua tend~encia geral descritianizar o povo.

Como se hão de combater estas obras maçónicas?

Mostrando os perigos e perniciosos efeitos das mesmas, e impedindo a cooperação nelas áquelas pessoas sobre que se exerce influência.

Qual é a obra maçónica por excelência?

A escola chamada neutra ou indiferente. A tactica da seita em toda a parte é destruir a religião nas gerações vindouras e tornar-se senhora do futuro por estes sistema de educação.

Dever-se-há pois combater com maior energia a escola neutra e impedir o mal que causa?

Sim, porque ela vai matar a Fé cristã nas almas dos meninos, impondoa seus pais uma tirania insuportável. (veja-se a brochura: La loi des écoles sans Dieu)

Que se entende por obras anti-maçónicas?

Entendem-se aquelas que forammais especialmente recomendadas pelo Soberano Pontífice, para lutar contra a Maçonaria: as sociedades de S. Vicente de Paulo, os criculos católicos dos operários, e outras associações religiosas.

Porque devem os membros da Liga favorecer estas obras?

Porque procuram, sob todos os respeitos, o bem verdadeiro do povo e proporcionam realmente aos homens que tiverem arrancado das garras da seita as vantagens materiais e morais que as sociedades secretas lhes prometem perfidamente para os perder.

Qual é a obra anti-maçónica por excelência?

É a educação cristã da sociedade. Assim o declara expressamente o Sumo Pontífice; e os membros da Liga Anti-Maçónica deveriam promovê-la com todos os seus esforços.


APÊNDICE

Os cinco compromissos de que se tem tratado até agora, são requisitos para ser membro declarado da Liga. Em muitos lugares porém se acrescenta um sexto, que é o seguinte:

Sexto compromisso: Relações comerciais - Quanto for possível nunca se dirigirem aos negociantes, fornecedores, fabricantes que se souberem mações; pelo contrário das preferência aos negociantes cristãos, que não fazem parte nem da Maçonaria nem das associações que dela dependem.

Como se pode saber que os tais comerciantes, fornecedores, etc., pertencem à Maçonaria?

Pela fama pública, pelos anuários ou revistas maçónicas, e finalmente pelo modo como tais homens se portam para com a Liga Anti-Maçónica quando se lhes comunica o Manual da Liga.

O fim deste compromisso é combater a influência exorbitante dos mações no mundo comercial. É notório como eles se apoiam uns aos outros, e favorecem em todos os paizes as empresas comerciais dos todos os filiados. Isto aumenta muito a sua potência da acção e multiplica seus aderentes.

É este meio de combater a Maçonaria legítimo e razoável?

Que dúvida? Todo o homem é livre em beneficiar nas suas relações comerciais a quem quiser; é próprio de homem honesto e cristão favorecer mais os amigos do que os inimigos da sociedade e da religião, e empregar deste modo em favor do bem um meio de acção que os outros empregam para o mal. Se todos os inimigos das sociedades secretas observassem este compromisso, como são os mais numerosos e os mais honestos, não somente diminuiria o poderio dos mações, mas se lhes tiraria boa parte de seus aderentes, até mesmo pelos interesses da prosperidade comercial, e voltar-se-iam contra os mações as suas próprias armas.


NOTA IMPORTANTE

As mulheres cristãs favorecerão e ajudarão quanto lhes for possível a propaganda da Liga Anti-Maçónica; até mesmo poderiam formar entre si umas Liga como os mesmos compromissos sobre-ditos, afora o segundo, que deveria substituir-se da maneira seguinte: - Não consentirão em casamentos para si ou para suas filhas, senão com a condição de que o noivo aceite pelo menos o primeiro compromisso da Liga Anti-Maçónica, que vem a ser o de nunca fazer parte de sociedades secretas condenadas pela igreja.

Este compromisso requerido pelas famílias cristãs preservaria do contágio das seitas todas os jovens que quisessem casar cristãmente. Seria pois de imenso alcance.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES