15/11/12

MANUAL DA LIGA ANTI-MAÇÓNICA (XVII)

(continuação da XVI parte)



VII

Organização da Liga Anti-Maçónica.  - Simples Membros da Liga, membros Declarados da Liga, membros Activos da Liga, Comissões de Propaganda Local, Comissão Central.

Qual é a organização da Liga Anti-Maçonica?
Esta organização compreende os simples membros, os membros declarados e os membros activos. Além disso em cada província ou distrito há comissões de propaganda local e uma comissão central.

Que é necessário para ser Simples Membro da Liga?
É necessário pelo menos aceitar o primeiro compromisso; e nunca se filiar na Maçonaria ou em outra alguma sociedade secreta; ou sair dela dado caso que a ela tenha pertencido.

Quase são as vantagens dos Membros da Liga?
Livra-se cada qual da influência funesta das seita, pratica um acto de defesa social e religiosa, e é patrocinado nas suas relações civis e comerciais pelos membros da Liga com preferência às demais pessoas.

Qual o modo porque se há de alistar o Simples Membro da Liga?
Assinando com seu nome uma folha de adesão entregue pelo presidente da comissão local de propaganda, concebida nestes termos:
"Eu... me comprometo diante Deus e debaixo da minha palavra de honra, a nunca me filiar na Maçonaria, bem como em nenhuma outra sociedade secreta, e a sair dela se tiver tido a desgraça de lhe pertencer.

Assinado
          N...
Visto e aprovado,
N... presidente da comissão local.


Nota. - O nome de Deus e o sinal da Cruz são aqui um acto solene contra a raiva Maçónica, que exclui em toda a parte Deus e a religião.

Demais, inscreve-se como membro no registo da comissão local.

Que é necessário para ser Membro Declarado da Liga?
É mister ter aderido a todos os cinco compromissos (e ao 6.º se o permitirem as circunstâncias do país), e além disso concorrer com uma quota de 200 réis por ano.

Chamam-se membros declarados os que aderem a todas as prescrições da Liga, porque se declaram mais energicamente e mais completamente adversários da influência maçónica em toda a parte onde ela se exerce.

As vantagens de ser membro declarado da liga são: um grande acto de defesa social e religiosa contra a seita; ser favorecido pelos membros da Liga de preferência a doutros nas relações civis e comerciais; ser socorrido em caso de necessidade, de doença, etc.

Qual o modo porque se há de alistar o Membro Declarado da Liga?
Assinando a folha de adesão dos membros declarados, com as mesmas formalidades que se usam na recepção do simples membro da Liga.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES