15/11/12

OS ERROS DE LUTÉRO E O ESPÍRITO DO MUNDO ACTUAL (VII)

(continuação da VI parte)


OS ERROS DE LUTERO E O ESPÍRITO DO MUNDO ACTUAL
Pe. Franz Schmidberger

O reformador Calvino retoma a doutrina de Lutero sobre o pecado original, a justificação e a negação do livre arbítrio e retira as suas conclusões. Se o homem não pode valer-se para nada nas obras de salvação, existe uma predestinação para o céu e uma para o inferno. O homem não pode de nenhuma maneira mudar o seu destino.

Como se sabe se estamos predestinados ao céu? Principalmente pela abundância das bênçãos temporais de Deus. Cada um, desejando provar que está predestinado ao céu, como bom calvinista vai procurar aumentar o mais possível as bênçãos temporais de Deus. As sondagens demonstram de forma evidente uma grande diferença na probabilidade entre católicos e protestantes, entre países católicos e paises protestantes.

Agora uma palavra a respeito dos santos: de facto, não só não os tem o protestantismo como não os pode ter. Um santo é um homem renovado e transformado pela graça de Deus, passado do estado de pecado ao estado de justiça, não em virtude dos próprios méritos, mas por acção de Deus e eficácia da graça que purifica, ilumina, fortalece e santifica a alma por virtude da cruz de Jesus Cristo; mas por sua vontade livre, elevada pela graça, o santo aportou a sua cooperação virtuosa, por vezes heróica, à acção divina.

Ser santo significa ter amizade com Deus, participar na vida da Santíssima Trindade, desenvolver plenamente em si mesmo as graças do baptismo e da confirmação, dar-se à imitação vivente de Cristo numa vida de renúncia de si mesmo e de busca interior das virtudes. O santo é um sarmento vivo da vinha vivente que é Cristo. Ele é elevado muito mais alto das suas forças meramente humanas, o seu discurso desde aqui está já no céu.

Porque o protestantismo nega esta colaboração harmoniosa entre a graça divina e a liberdade humana, porque nega também a conformação da alma cristã com a alma de Cristo, embora possa possuir também homens muito reconhecidos e homens virtuosos, mas não pode ter santos.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES