18/01/13

CATÓLICOS E EVENTOS FESTIVOS - GRATULAÇÃO PELOS DESPOZÓRIOS DE D. JOSÉ (III)

(continuação da II parte)
Sé do Porto
Neste dia saiu o Coronel Governador das Armas com o seu Regimento vistosamente formado, e por sua ordem a brilhante Companhia dos Moedeiros, e todas as das Ordenanças com seus Capitães, Oficiais, e Soldados geralmente vestidos de gala, e festa, para estarem, como estiveram, em ala postos em armas nas ruas do largo giro, por onde havia de discorrer a Procissão de tarde; nela se viam adornadas todas as janelas de admiráveis tapeçarias. Pelas duas horas da mesma principiou a sair da Sé a Procissão precedida de sonoros clarins a cavalo, a que se seguia S. Jorge precedido também  de copioso cortejo de um Alferes com bandeira bem montado, e de lacaios, e cavalos à destra; seguiam-se 8 bailes compostos de Saraus, e Músicas ordenadas à celebridade do dia, e governados por outros tantos Cidadãos vestidos de gala. Via-se logo S. Crisóstomo na mesma fórma que costuma sair na Procissão de Corpus; a que se seguiam em avultado número todas as Confrarias da Cidade com bem compostos andares.

Continuavam o acto todas as Comunidades Religiosas, e o Clero levada por este a Arca do venerável corpo de S. Pantaleão Padroeiro desta Cidade, e o Reverendo Cabido adornado de murças de veludo admiravelmente forradas,e com toda a mais magnificência, que pedia o lustre desta vistosa função. Levavam os 6 cidadãos referidos o Pálio, e debaixo dele ia o Reverendo Deão Jerónimo de Távora de Noronha e Leme revestido de riquíssimos paramentos, levando uma Imagem de prata de N. Senhora da Conceição Padroeira do Reino. Rematando tudo com vistosíssimo aparato o Doutor Corregedor da Comarca, o Doutor Juiz de Fora, e todo o Senado da Camera em seus competentes lugares, e tanto que passava a Procissão, dava toda a Milícia, que estava posta em armas, uma continuada, ardente,e estrondosa salva, e nesta forma continuou pelas ruas destinadas até se recolher outra vez na Sé Catedral, com que finalizou, e juntamente o dia sem a mínima desordem, a solenidade desta pomposa gratidão.

Observou-se com particular atenção como prodígio celeste em aprovação destes felicíssimos Reais despozorios, que sendo repetidamente chuvosa, e com bastante inundação a quadra, e Estação do tempo, foram nele únicos, e especiais bons dias o de 24 de Janeiro, em que se celebrou a primeira função do Te Deum na Igreja de S. Domingos, e os de 4 e 5 de Fevereiro, em que se fizeram a Emcamisada, e procissão referidas, antecedendo, e seguindo-se a estes alegres dias as chuvas em todos os mais continuadas.

Na noite deste último dia deu o Coronel Governador das Armas em sua casa aos seus Capitães, e mais Oficiais, e a muita da principal nobreza, e pessoas de distinção desta Cidade, e que se achavam nela, o dicertimento de uma Loa, e vários bailes, e Serenatas com alusão à celebridade do dia, a que se seguiu um esplêndido banquete com uma notável profusão de esquisitas iguarias, doces, bebidas, e refrescos, sendo alternados com brindes feitos em obsequio das Majestades com respeitadas salvas de artilharia de uma quantidade de morteiros, que para isso estavam dispostos em sítio acomodado.

FIM

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES