03/03/13

1927 - CONTRA A MAÇONARIA - PORTUGAL (I)

um avental...
Achei que seria útil colocar aqui este artigo contra a Maçonaria (1927):


A MOCIDADE

"É um pregão de guerra que nós erguemos, na hora admirável em que Portugal ressurge de apagada e vil tristeza destes anos de pesadelo, para a consciência da sua vocação histórica.

Guerra, e guerra sem tréguas, a tudo aquilo que representa uma ofensa à unidade e à autonomia da Pátria! Guerra declarada às instituições que consagram o triunfo do individualismo dissolvente que desagregou e dispersou as energias nacionais! Guerra sem quartel aos resíduos da infiltração estrangeira que subverteu as liberdades tradicionais de Portugal e fez de nós uma Nação conquistada e do nosso orgulho a abdicação miserável dos vencidos!

Queremos viver livres numa Pátria livre!

A nossa mocidade, sem culpas nos erros e nas traições que diminuíram e amesquinharam o Património dos Antepassados, não se compadece com atitudes de complacência ou de tolerância para com aqueles que, ainda hoje, afirmam, contra os Direitos de Portugal, as reivindicações de um internacionalismo que constitui o insulto máximo à consciência colectiva da Nação.

A nossa mocidade ardente proclama, contra a negação sistemática, contra o derrotismo ambiente, a conta firme de restituir a Pátria à grandeza dos seus destinos. Esperemos da nossa fé a repetição do milagre de Ourique!

Iniciemos a cruzada nova pelo combate à organização que, nesta ultima centena de anos, com a cumplicidade dos governantes, tem sido entre nós agente principal e a principal responsável da decadência aflitiva das virtudes tradicionais, daquelas virtudes que fizeram outrora do povo português um povo de Heróis e de Santos, de Soldados e de Navegadores. Iniciemos a campanha de Renascimento pelo combate à MAÇONARIA.

Para que Portugal se reconstitua, para que Portugal recupere o seu aprumo de Nação livre, é necessário que se não desanime nem esmoreça na luta contra o flagelo que nos conduziu à beira do último abismo.

A unidade espiritual da Pátria, a comunhão sagrada dos Mortos e dos Vivos, irmanados pela mesma disciplina religiosa, foi a MAÇONARIA que a comprometeu, pelo culto sacrílego da Humanidade que eleva o Homem acima de Deus.

A devoção ardente pela nossa Terra, foi a MAÇONARIA que a corrompeu, em nome de ideologias nefastas e ibecís, prégando uma fraternidade universal que nega o dever militar e o nobre encargo de servir.

Os princípios da Autoridade e da Ordem foi a Maçonaria que os destruiu, instaurando no país o Liberalismo que conduz em linha recta à Anarquia, o Liberalismo que vive da sugestão perversa das palavras e repele todas as fortes realidades sociais.

A própria coesão da família foi a MAÇONARIA, com as suas leis individualistas que a enfraqueceu, roubando-lhe a regra cristã da sua formação.

Seita criminosa entre todas as seitas empenhadas na obra de dissolução e de extermínio, a MAÇONARIA verga ao peso da responsabilidade dos mais graves atentados contra a Pátria."

(continuação, aqui)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES