04/03/13

4 de Março - NASCIMENTO DO INFANTE D. HENRIQUE

O maior símbolo da navegação portuguesa foi o Infante D. (4 de Março de 1394 - 13 de Novembro de 1460), filho delRei D. João I de Portugal (fundador da Casa de Avis) e de D. Filipa de Lencastre (filha de João de Gant, Lancaster), e irmão do Infante Santo (D. Fernando). Foi o I Duque de Viseu e I Senhor da Covilhã. O seu nome deve-se ao seu tio Henrique IV de Inglaterra e o seu padrinho de baptismo foi o bispo de Viseu. Até aos 14 anos poucos registos temos da sua vida passada com seus irmãos (a estes príncipes se chamou de a ínclita geração, por se tornarem homens de maravilhosos feitos.)

Em 1414, o Infante obtém de seu pai autorização para a fundação de uma companhia na África, para a conquista de Ceuta (o que veio a acontecer em 1415). Foi então armado cavaleiro, e recebeu o Ducado de Viseu e o Senhorio da Covilhã. Governou Ceuta desde 1416 e resistiu ao primeiro cerco muçulmano (1418) que lhe levantaram juntamente com o Fez e Granada.

Recebeu por doação de seu irmão D. Duarte (então subido ao trono de Portugal) o arquipélago da Madeira, em 1433. Em 1420 foi nomeado Grão-mestre da Ordem de Cristo (continuidade da Ordem dos Templários em Portugal) facto pelo qual se explica que os descobrimentos portugueses levassem sempre a cruz desta Ordem. Começa um período de expansão marítima imparável pelos séculos fora.

O Infante tinha de D. Duarte o direito ao quinto e exploração. Fez a povoação dos Açores (descobertos em 1427). A costa de África ganha muitas expedições e descobertas, e esteve o Infante na organização da conquista de Tânger em 1437 onde seu irmão Infante Santo veio a morrer às mãos da moirama depois de 11 anos como prisioneiro.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES