04/03/13

CRISTOVÃO COLON - 4 de Março de 1493

Há séculos e anos, num 4 de Março de 1493, também numa segunda feira, chegou Cristóvão Colon a Portugal (onde permaneceu 9 dias).

Depois da chegada oficial de descobrimento, Colon saiu da ilha Hispaniola e dirigiu-se para as ilhas dos Açores (Portugal), onde aportou na ilha de Santa Maria. Dias depois assiste com seus homens à Missa de acção de graças na Ermida de Nossa Senhora dos Anjos na povoação com o mesmo nome. Permaneceu em várias ilhas dos Açores do dia 15 até ao dia 24 de Fevereiro em que chega a Portugal continental.

Em Portugal toda a tripulação foi recebida com grande honra, aclamação, e dádivas em dinheiro. Durante a estadia Colon foi falar com o Rei D. João II que se encontrava fora, e com ele permaneceu 3 dias tendo assistido conjuntamente a um Missa (dia 11). Durante esses 3 dias esteve aos encargos de D. Diogo de Almeida (Prior do Crato).  Ambos rezaram numa igreja no dia 10, que mais provavelmente foi a ermida de Nossa Senhora do Paraíso.

Colon levou consigo alguns "índios" a D. João II que colocou diante deles um mapa sobreposto com favas para representar as ilhas que Colon acabava de "descobrir" (interessante...). Com linguagem gestual o Rei tentou saber pelos "índios" se sabiam de quais ilhas vinham. Os "índios", pelo auxílio das favas, representaram mais ilhas e terras que aquelas representadas nos mapas.

D. Leonor de Lencastre (Lancaster), Rainha de Portugal
Dia 11, porque a Rainha D. Leonor de Lencastre (Lancaster), Colon deslocou-se ao seu encontro no Convento de Sto. António (fundado em 1402 por Fr. Pedro de Alamancos), na Azambuja (povoação que tinha sido oferta de D. Afonso Henriques para recompensa a D. Childe Rolim, filho do Conde de Chester (Inglaterra), pela ajuda na reconquista).

Antes de partir a Castela, D. João II oferece um piloto (pago com 20 ducados - alta quantia) para a viagem, e manda pelo seu escudeiro dar mais presentes à tripulação. Portanto, foi dia 12 de Março de 1493 que Colon partiu.

Cuz da Ordem de Avis, a qual dá nome à Casa Real Portuguesa de Avis
Colon, ao chegar à "Índia" usou uma "cruz verde" não identificada pelos escritos.
Dia 13 passa o Cabo de S. Vicente (Portugal), dia 14 esteve de visita na cidade Faro (Algarve) de onde saiu só no dia 15 ao final da tarde entrando mais tarde pela barra de Saltés (Espanha). No convento da Rábida esperava-o Fr. João Peres de Marchena (português) e aí ficou por 15 dias antes de dirigir-se finalmente a Barcelona onde estavam os reis Católicos.

Falta dizer que muitos dos nobres com quem Colon se cruzou durante este tempo em Portugal eram familiares de sua mulher D. Filipa Moniz de Perestrelo e que D. Diogo Colon, seu filho legítimo, era português.

Façam o favor de achar tudo isto muito curioso...

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES