10/06/13

DO "NOVO MANUAL DO CATEQUISTA" (II)

(ver anterior, aqui)


PRIMEIRA PARTE

CREDO
Verdades da Fé Cristã

I CAPÍTULO
Mistérios Principais - Sinal da Santa Cruz

28. Quais são as verdades reveladas por Deus?
R: As verdades reveladas por Deus são principalmente as que estão compreendidas no Credo ou Símbolo dos Apóstolos, e se chamam verdades da fé, porque devemos crê-las com plena fé como ensinadas por Deus, o qual não se engana nem pode enganar.

29. Que é o Credo ou Símbolo dos Apóstolos?
R: O Credo ou Símbolo dos Apóstolos é uma profissão dos mistérios principais e de outras verdades reveladas por Deus por meio de Jesus Cristo e dos Apóstolos, e ensinadas pela Igreja.

30. Que é mistério?
R: Mistério é uma verdade superior, mas não contrária à razão, que acreditamos porque Deus a revelou.

31. Quais são os mistérios principais da Fé professados no Credo?
R: Os mistérios principais da Fé professados no Credo são dois: Unidade e Trindade de Deus; Incarnação, Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

32. Os dois mistérios principais da Fé professamo-los e exprimimo-los ainda de outra maneira?
R: Professamos e exprimimos os dois mistérios principais da Fé também com o sinal da Cruz (que por isso é o sinal do cristão).

33. Como se faz o sinal da Cruz?
R: O sinal da Cruz faz-se levando a mão direita à testa e dizendo: Em Nome do Padre; depois ao peito, dizendo: e do Filho; depois do ombro esquerdo ao direito, dizendo: e do Espírito Santo; e termina-se com a palavra Amen.

34. No sinal da Cruz, como exprimimos nós os dois mistérios principais da Fé?
R: No sinal da Cruz com as palavras exprimimos a Unidade e Trindade de Deus, e coma figura da Cruz, a paixão e a Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

35. É útilfazer o sinal da Cruz?
R: É utilíssimo fazer o sinal da Cruz muitas vezes e devotamente, porque é acto externo de fé, que reaviva em nós esta virtude, vence o respeito humano e as tentações, e obtém-nos graças de Deus.

36. Quando é bom fazer o sinal da Cruz?
R: É sempre bom fazer o sinal da Cruz, mas especialmente antes e depois de todos os actos religiosos, antes e depois de comer e de descansar, e nos perigos da alma e do corpo.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES