19/08/13

PRÁTICA DOS MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS (II)

(continuação da I parte)


2 - "Não invocar o Santo Nome de Deus em vão":

a) Adverte-nos o Espírito Santo: "Não esteja o nome de Deus de contínuo na tua boca, e não mistures com o discurso os nomes dos santos; porque não ficarás impune disso;" (Eclesiástico, XXII, 10) e recorda-nos que o nome de Deus "é santo e terrível" (Salmos, CX, 9) e, por isso, merece que o pronunciemos sempre com respeito. E, por meio de Moisés, diz-nos: "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar em vão o nome do Senhor seu Deus". (Êxodo, XX, 7)

b) Procedei como Jesus vos ensina: "Eu vos digo que absolutamente não jureis... mas seja o vosso falar: Sim, sim; Não, não". (S. Mateus, V, 34, 37) Recomenda S. Tiago: "Irmãos meus, não jureis... mas seja a vossa palavra: Sim, sim; Não, não: para que não caiais debaixo do juízo". (S. Tiago, V, 12)

c) Não blasfemeis; nunca contamineis com a blasfémia a língua com que rezais e na qual se poisa Jesus na Sagrada Comunhão. - Quando ouvirdes blasfemar, recitai uma jaculatória, e especialmente estas: "Seja louvado Nosso Senhor jesus Cristo; Deus seja bendito."

d) Nunca façais votos, nem vos comprometais com juramentos a coisa nenhuma, se antes não falastes nisso ao confessor. O Espírito Santo diz-nos que "o homem que juramento, se encherá de pecados". (Eclesiástico, XXIII, 12) O mesmo podemos dizer a respeito dos votos, porque facilmente se deixarão de cumprir.


3 - "Guardar os Domingos e Festas de guarda":

a) Reconhecei os dias santificados como dias do Senhor, em que particularmente o deveis honrar não só com o coração, mas também com as obras externas vivificadas sempre pelo espírito interno, e assisti então à Missa com toda a devoção que puderdes.

b) Nos dias de festas procurai evitar os divertimentos perigosos; fazei alguma leitura piedosa. Lembrai-vos de que o descanso festivo foi dado para alívio do corpo e para proveito da alma, mas especialmente para melhor podermos honrar e servir a Deus.

c) Nos dias santos não são proibidas as distracções e os divertimentos honestos, os quais, ao mesmo tempo que aliviam o espírito, redundam em vantagem do corpo. Guardai-vos, porém, de certos divertimentos perigosos... passeios, cinematógrafos, companhias, bailes,teatros, etc... Quem se deixa arrastar a eles, transforma o dia do Senhor, como deveria ser, em dia do demónio. Para ele o dia santo, em vez de ser realmente um dia santo e dia de boas obras, torna-se um dia de pecado.


4 - "Honrar pai e mãe e outros legítimos superiores":

a) Amai e, por isso, respeitai e obedecei aos pais, lembrando-vos dos grandes sacrifícios que fizeram por vós em crianças e que continuam a fazer pela vossa educação. - Se acontecer obterdes uma posição ou condição superior à deles, nunca vos envergonheis de os reconhecer, ainda mesmo em público, e de mostrar que eles são os vossos venerados pais. Cumprireis assim com o vosso dever e conquistareis a estima nas pessoas rectas. - Cumpri também fielmente os vossos deveres para com todos os vossos superiores constituídos em autoridade.

b) Meus queridos meninos, nunca se torne nenhum de vós culpado de tão graves delitos: mas também não se torne nenhum culpado de desobediência, ingratidão ou ofensa, ainda que leves. Tende pelos vossos pais sentimentos de grande veneração.

(III parte)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES