20/08/13

PRÁTICA DOS MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS (IV)

(continuação da III parte)


8 - "Não levantar falsos testemunhos":

a) S. Tiago diz que é perfeito o homem que não peca com a língua, Defendei-vos pois de toda a palavra e de todo o juízo contra o próximo, e de toda a palavra contra a verdade. Imitai o alfaiate, que mede muito bem o pano antes de o talhar. Medi, isto é, pensai bem nas palavras que proferis e nas consequências que delas podem provir.  - E lembrai-vos de que a caridade nunca pensa mal e que a sinceridade é amada por Deus e pelos homens.

b) Diz-nos o Senhor: "Não queirais julgar, para que não sejais julgados. Pois com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que medirdes vos medirão também a vós. Porque vês tu pois a aresta na vista de teu irmão, e não vês a trave na tua". (S. Mateus, VII, 1-3)

c) É grave, difícil e penoso este dever. Mortificai a língua; nunca, por maneira nenhuma, faleis mal do próximo, para evitardes o ter de reparar esse mal.


9 - "Não desejar a mulher do próximo":

Assim como vos dareis pressa em sacudir um carvão aceso que vos caísse no fato, para que vos não queimasse, assim repeli solicitamente todo o sentimento mau que vos venha; e dirigi o vosso pensamento para Maria Santíssima, pedindo-lhe o seu auxílio, para o paraíso que perdereis, para o inferno que merecereis.


10 - "Não cobiçar as coisas alheias":

"Não queirais entesourar para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e a traça os consomem, e onde os ladrões os desenterram e roubam, mas entesourai para vós tesouros no céu, onde não os consome a ferrugem nem a traça, e onde os ladrões não desenterram nem roubam". (S. Mateus, VI, 19, 20) - Sêde, portanto, laboriosos; não malbarateis nada, nem gasteis inutilmente o dinheiro; cuidai desde agora, que sois crianças, da moderada economia segundo as vossas posses.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES