16/09/13

ESPOSENDE OFERECE 2000 TERÇOS AOS IDOSOS - Notícia

Na "Festa do Idoso", o Presidente da Câmara ao centro.
(15 de Setembro de 2013) A Câmara Municipal de Esposende ofereceu aos idosos do Concelho 2000 terços e viagem ao santuário de Nossa Senhora de Fátima. A compra dos terços e o aluguer dos 32 autocarros custou 16500€. O Presidente da Câmara, João Cepa, defende-se dos desconfortos que lhe são agora dirigidos dizendo que um estado laico pode gastar dinheiro em artigos religiosos.

Caros leitores, em primeiro lugar quero destacar a forma com esta notícia está a correr nos meios de comunicação. Se o assunto não fosse este, e fosse, por exemplo, a construção e uma clínica de abortos, a notícia teria sido dada de outra forma, por exemplo: "Município de Esposende adquire nova clínica de abortos"! Mas não, como o caso ocorrente inclina à piedade, as notícias são redigidas nesta linha: "Presidente da Câmara gasta ao Município oferece 2000 terços com o dinheiro do município"! Porque não se diz aqui que é o município, e sim o presidente ou o indivíduo que é presidente!? Porque há-de fazer-se crer discretamente que se tratou de uma actitude privada em forma de assaltou ao Município!? Seja como for, a forma como são noticiadas estas coisas demonstram inequivocamente que o jornalismo em geral é MOVIDO por ideologias de fundo que têm vindo a ser incutidas discretamente na sociedade, por força de "grupos de influência".

João Cepa não é mais candidato às novas eleições.

Em Fátima, no "Dia do Idoso" - o Presidente da Câmara, ao órgão, na missa habitual.


Se há esta incoerência dos média em escolher por agrado ou desagrado quando dizer "presidente" ou "município", passarei a designar as notícias em circulação por obra de jornalistas. Portanto, os jornalistas estão a dizer e a insinuar que há aproveitamento por parte de João Cepa, pois estamos em vésperas de eleições. Mas como podem ter obtido essa INFORMAÇÃO se ela não existe em lado algum!? Como podem fazer tal conclusão se ela é impossível em perfeito juízo? Sim, porque, pasme-se, João Cepa nem sequer é mais candidato às eleições! ... Parece que os jornalistas, a cada notícia que têm de redigir estão em vésperas de possível despedimento, ou são movidos pela cenoura da promoção ou do nome feito... etc.

Outros jornalistas escrevem preocupados com os 16500€ gastos nesta festa onde 2000 idosos com deficiência ou sem capacidade de autonomia receberam cada um um terço e foram a Fátima! Mas na crítica omitem a notícia de que a Câmara Municipal de Esposende, liderada por João Cepa, não tem dívidas!

A minha especial chamada de atenção vai para as críticas feitas em nome da laicidade. Dizem eles que se o Estado é laico não se poderia então ter feito a aquisição de terços etc. Mas como não!? Se o cidadão é católico em maioria a laicidade democrática deveria satisfazer a vontade da maioria, e não só! O mesmo eleitor católico não tem que abdicar de nenhuma parte da vontade quando vota! Ou tem!?... O cidadão que vota, ao mesmo tempo é católico, trabalhador, etc. etc... É estranho que numa democracia onde a maioria são católicos o catolicismo seja colocado fora! ... Mas enfim, isto são problemas possibilitados por um sistema republicano e democrático, assuntos por mim sobejamente comentados noutras ocasiões.

Em suma, o Presidente da Câmara de Esposende é alvo de críticas por nenhum mal feito, mas sim por ser católico. A hierarquia católica em Portugal, que parece professar agora o "dogma" da democracia e da república, vai ficando com uma margem cada vez menor para atender a estas pequenas afrontas (mas muito sintomáticas)... Mais valeu aos 2000 idosos a oferta do terço que a concretização de qualquer proposta NÃO feita pelos "justos" jornalistas.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES