17/12/13

QUADRO CRONOLÓGICO DA REVOLUÇÃO FRANCESA (I)

De um dos vários capítulos do Padre Agostinho de Macedo:

--- // ---

Necker

Quadro Cronológico, analítico, dos principais acontecimentos da Revolução Francesa, desde a primeira Assembleia dos Notáveis em 1786; onde o Leitor verá os princípios maçons iluminados.

1786 

A 22 de Fevereiro, primeira sessão da I Assembleia dos Notáveis. Mr. Vengenes, primeiro Ministro, morrera na noite do dia 13 para 13 do mesmo mês. Mr. Colome, como Registador Geral das Finanças, propõe, para completar o difícil, o impostor territorial o deficit, o imposto territorial, e o imposto sobre o selo. Esta Assembleia se separa sem nada fazer.

1787 

Criação das Assembleias Provinciais.

A 7 de Agosto, Sessão Régia, ou Leito de Justiça no Parlamento, para fazer registar o imposto sobre o Selo, e sobre a subversão territorial, que Mr. de Brienne,Arcebispo de Jens, e principal Ministro, propõe, conforme a ideia de Mr. de Calonne. O Rei os faz transcrever de autoridade sobre os registros.

Na noite de 15 para 16 do mesmo mês uns oficiais das Guardas Francesas levam a cada um dos membros do Parlamento uma Ordem Régia, que os desterra para Troyes.

Em Setembro Mr. de Villedeuil é despido do Ministério das Finanças, e tem por sucessor Mr. Lambert.

A 20 do mesmo mês de Setembro volta do Parlamento para Paris.

A 21o Conde de Brienne, irmão do Arcebispo de Jens, é nomeado Ministro da Guerra, em lugar do Marechal de Segur.

A 19 de Novembro Sessão Régia no Parlamento, onde o Rei faz registar de autoridade um empréstimo gradual, e sucessivo de quatrocentos milhões. Este empréstimo de via durar cinco anos. Protestações do Parlamento, e do Duque de Orleans.

A 20 do mesmo mês desterro do Duque de Orleans para o Castelo de Villers-Coterets.Dois conselheiros do Parlamento,Mr. Sabatier, Abade, e Mr. Freteau, são presos por ordem do Rei, e transferidos, a saber: Mr. Sabatier, ao Monte São Miguel, e Mr. Freteau, ao Castelo de Ham.

A 21 de Novembro grande depuração do Parlamento de Paris a Versalhes, para pedir ao Rei a soltura do Duque de Orleans, e de ambos os conselheiros, e a convocação dos Estados Gerais.

1788

O Rei, cedendo às solicitações da Duquesa de Orleans, revoga o desterro de seu esposo.

A 8 de Maio, leito de justiça em Versallhes, no qual o Rei ordena, com o parecer de Mr. de Brienne, Arcebispo de Sens, e principal Ministro, o estabelecimento de uma Côrte plenária, e a criação dos grandes bailados.

Precedentemente (a 5 do mesmo mês) dois Conselheiros, Mrs. d'Eprémesnil,e de Monsabert, foramdetidos pela força armada, e por ordem do Rei, na grande sala do Parlamento, e levados a Pierre Ensise.

Mr. de Lamoignon era então Ministro da Justiça.

A 9 de Maio protestaçãodo Parlamento de País, e da Nobreza de Bretenha, contra a Côrte plenária, e contra todos os actosdo leito de justiça, que se celebrará a 8 em Versalhes.

Todos os parlamentos do Reino imitam o exemplo do de Paris, e mandam sucessivamente as protestações as mais enérgicas.

A 12 do mesmo mês doze Gentis-homens bretões são encarregados de levar ao Rei esta protestação da Nobreza. Chegam apenas a Versalhes, que, em virtude de uma Ordem Régia, são transferidos à Bastilha. A maior parte dos Parlamentos protestam contra a Côrte plenária.

A 25 de Agosto o Arcebispo de Sans larga o leme dos negócios, depois de ter feito suspender, por uma resolução do Conselho, o estabelecimento da Côrte plenária, e dos grandes bailados. Mr. Necker o substitui.

A 8 de Agosto o Rei fixa a governação dos Estados Gerais para o primeiro dia de maio, 1789, conforme o parecer de Mr. Necker.

A 14 de Setembro Mr. Barentin sucede a Mr. de Lamosgnon, Ninistroda Justiça. O Rei dá a Mr. Necker o título de Superintendente das Finanças, e ordena uma segunda convocação dos notáveis, para proceder à formação dos Estados Gerais. Chama de seu desterro os conselheiros desterrados ao mesmo tempo que o Duque de Orleans.

A 23 de Setembro o Rei restabelece todos os parlamentos nas suas funções; o de Paris declara que não cessará de reclamar a formados Estados-Gerais de 1614, isto é, que se vote por ordem, e não por cabeças.

No primeiro dia de Novembro primeira Sessão da segunda Assembleia dos Notáveis.

A 12 de Dezembro última sessão da segunda assembleia dos notáveis. O Clero, e a Nobreza renunciam aos seus privilégios pecuniários.

A 27 do mesmo mês o Rei, conforme o parecer de Mr. Necker, concede a duplicada representação ao terceiro Estado.

1789

A 28 de Abril levantamento popular no Arrabalde Santo-António, contra Mr. Reveillon, fabricante de papeis pintados. Foi este como o gérmen das insurreições, que depois se manifestaram tantas vezes em Paris.

A 4 de Maio Procissão solene para a abertura dos Estado- Gerais em Versalhes.

A 5 o Rei instala os Estados Gerais.

A 6 as três ordens se retiram cada uma para sua sala, para verificação dos poderes.

A 17 de Junho, vista a recusação das duas primeiras Ordens de verificar os poderes em comum com o terceiro Estado, os Deputados dos Comuns tomam o partido de constituir-se em Assembleia Nacional.

A 19 Luís XVI promete sua protecção às duas primeiras Ordens (à Nobreza, e ao Clero),  ordena que se fechem as portas da Assembleia, e declara que haverá uma Sessão Régia a 22.

A 20 de Junho recusam os Deputados a entrada da sala. Então teve lugar sua famosa retirada, e sessão no jogo da péla.

A 22 sessão da Assembleia Nacional na Igreja de São Luís. Cento e cinquenta membros do Clero se reúnem aos Comuns, isto é, aos representantes do terceiro-Estado.

A 23 teve lugar a famosa sessão régia. Mandam tropas que rodeiam a sala,e intimam aos deputados a ordem de retirar-se.Tomam uma resolução, que declara a pessoa de cada um deles inciolável.Mr. Necker não assistiu à sessão régia.

A 25 quarenta e cinco membros da Nobreza, tendo o Duque de Orleans à sua frente, se reúnem aos Comuns. O Rei ordena à Nobreza ir à Assembleia nacional; ela obedece, assim como o resto do Clero; e as três ordens se acham finalmente reunidas; mas os espíritos não o estavam.

Em Julho, desde os primeiros dias, um grande número de tropas, em parte estrangeiras, repartidas pelos arredores de Paris, e de Versalhes, com uma artilharia formidável, espalham o espanto, e fazem conceber funestas, e bem fundadas suspeitas.

A 11 Mr. Necker recebe a ordem de deixar o Ministério, e de sair logo incógnito do Reino. Os Ministros Montmorin, de la Luzerne,Saint-Priest, e de Nivernois, são substituídos por MM. de Breteuli, la Galaisiére, o Marcheal de Broglie, Laporte, Lavauguyon, e Foulon.

A 14 tomada da Bastilha.

Na noite de 15 para 16 os ministros Berntin, e Broglie deixam o Ministério. Alguns Principais, e Cortesãos se retiram para países estrangeiros.

A 17 o Rei se transporta a Paris.

A 28 Mr. Necker é chamado pelo Rei, e torna a entrar no Ministério das Finanças.

A noite de 4 de Agosto, sobre a proposição do Visconde de Noailles, a Nobreza renuncia a todos os direitos, isto é, a todos os direitos feudais.

A 27 Decreto, que ordena a liberdade de imprensa.

A 20 de Setembro a Assembleia insta com o Rei  para que sancione a declaração dos direitos do homem.

A 5 de Outubro o Povo de Paris se levanta, na ocasião de um banquete dado em Versalhes para guardas de Corps aos oficiais do Regimento de Flandres, novamente chegado, e em cujo banquete a nação fôra insultada com palavras mais que imprudentes. Uns guardas de Corps foram assassinados por salteadores, que procedem o exército parisiense, que conduz a 6 o Rei a Paris.

A 14 partida do Duque de Orleans para Inglaterra.

A 19 a Assembleia Nacional faz sua primeira sessão em Paris, no palácio arquiepiscopal.

A 22 sobre a moção de Mirabeaudecreta-se a Lei Nacional.

A 19 de Novembro primeira sessão da Assembleia nasalado picadeiro, nas Tuilherias.

A 20 criação dos assinados; e ao mesmo tempo é a distinção das Ordens abolida.

1790

A 18 de Janeiro execução de Mr. de Favras, por factos de conspiração.

A 22 a Assembleia Naciona decreta a prisão de Marat.

A 12 de Março faz-se público o Livro Vermelho.

A 15 supressão dos direitos feudais.

A 17 um decreto declara que os bens do Clero serão vendidos em proveito da nação.

a 9 de Abril decreto, que declara, que as dividas do Clero serão pagas pelo Estado.

A 12 de Julho volta do Duque de Orelans.

A 14 federação geral em Paris dos deputados de todas as guardas nacionais do reino.

A 7 de Agosto Relatório de Chatelet, sobre a insurreição de 5 de Outubro de 1789.

A 2 de Outubro a Assembleia declara, que não é motivada a acusação contra Orleans, e Mirabeau, à cerca dos sucessos de 5 e 6 de Outubro do ano precedente.

A 4 de Setembro Mr. Necker dá sua demissão, e se retira para a Suíça, na sua casa de campo, perto de Genebra.

A 27 de Novembro a Assembleia exige dos sacerdotes o juramento para a conservação da Constituição Civil do Clero.

1791

Na noite de 20 para 21 de Fevereiro partida das Senhoras, tias do Rei, para Roma.

A 2 de Abril morte de Mirabeau.

Na noite de 20 para 21 partida do Rei, acompanhado da Rainha, do Delfim, de Madama Real, sua filha, de Madama Isabel, sua irmã, e de madama de Tourzel, aia de seus filhos. É detido em Vernnes, e reconduzido a Paris.

A 27 de Agosto tratado de Pilnitz.

A 14 de Setembro aceitação da Constituição pelo Rei.

A 30 de Setembro última sessão da Assembleia Constituinte.

A 18 de Novembro Mr. Petion substitui a Mr. Bailly nas funções de Maire de Paris.

(a continuar, II parte)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES