03/03/14

HISTÓRIA DOS "ILUMINADOS" (II)

(continuação da I parte)

Depois de não poucos anos, e sobretudo depois que os pedreiros-livres foram protegidos na Europa, tinha-se formado na Alemanha um grande número de pequenas sociedades secretas, tendo cada uma sua loja, seu venerável, e seus mistérios. Tais essas Ordens chamadas, umas da "Harmonia" e da "Esperança"; outras, "Irmãos Constantistas" e "Irmãos Negros". Porém ainda que estas pequenas sociedades não fossem muito perigosas, o segredo, que guardavam escrupulosamente, e as trevas, a que costumavam a mocidade, fazia suspeitar que tinham opiniões contra a Religião, e contra o Estado. Ainda não tinha chegado o tempo dos grandes conspiradores tirarem partido destes mistériosos viveiros da iniquidade, e da rebelião.

Logo que na Alemanha se assoalhou uma nova Ordem de "iluminados", estabelecida por Weishaupt, muitos creram ser pequenas associações de pedreiros-livres, cujo congresso acabaria logo que os adeptos finalizassem seus estudos. Os mesmos adeptos do Iluminismo estavam nesta persuasão, quando a seita foi descoberta. Mas se a natureza de seu código e de seus mistérios não bastassem para mostrar em seu autor intenções e projectos de grande consideração para os Governos; bastaria lançar os olhos sobre o arquivo da seita nascente, para aí ver suas conspirações, e de lhe não dar outros limites que todas as Religiões [entenda-se "a Religião Católica com suas Ordens religiosas"], e todos os Estados; (fazendo que o pai, e  filho não conheçam mais os direitos do sangue, os cidadãos os da pátria, os vassalos os da autoridade.)

(Primeira época do Iluminismo):
Foi no primeiro de Maio do ano de 1776, que Weishaupt lançou os fundamentos do seu Iluminismo; a lista dos adeptos, que se achou em seus arquivos, mostra seu nome escrito neste dia à testa dos outros. É também neste mesmo dia que foram elevados a Aeropagita Ajax-Massenhausen, e Tibério-Merz (Escritos originais t. I.). É verdade que o fundador escolheu estes dois primeiros adeptos entre seus discipulos em Direito na Universidade de Ingolstadt; mas depois sua escola se compunha de mancebos de 18 a 20 anos: idade esta, em que as paixões se prestam mais facilmente aos sofismas da sedução. Weishaupt conhecendo a fundo seus adeptos, fez deles seus apóstolos, e os mandou pregar a diferentes terras, enquanto eles se ocupava no mesmo em Ingolstadt. Desde o primeiro ano de seu Iluminismo, que sua impiedade chegou ao ponto de querer imitar o tom e a linguagem do Deus do Cristianismo, como particularmente se vê quando manda a Massenhausen que vá anunciar seu novo evangelho. Diz ele: "Jesus Cristo mandou seus apóstolos prégar a todo o universo: vós que sois meu Pedro, porque vos deixaria ocioso em vossa casa? Ide pois, e pregai: Ite et predicate." (Escript. orig. Cart. a Ajax, 19 de Setembro de 1776).

O moderno Céphas [nome de S. Pedro] não tinha esperado estas ordens de seu Mestre para lhe dar provas de seu elo. Desde o primeiro mês de sua associação, ele tinha já exercido seu apostolado em Munich, e alistado o adepto Xavier Zwack, depois tão famoso na seita, debaixo do nome de Catão. Por este novo apóstolo, a seita fez em Munich tão grandes progressos, que Weishaupt se expressa neste termos em sua Carta escrita a Tibério Mer, 13 de Março de 1778:

"Tenho um grande prazer em vos participar os felizes progressos de minha Ordem, sabendo a parte que tomais em seu aumento, e a promessa que me tendes feito de contribuir com todos os vossos meios. - Em poucos dias eu me acho em estado de estabelecer duas lojas em Munich. A primeira é composta de Catão e de Hertel, a quem dei o nome de Mário e de Massenhausen, a quem também chamamos Ajax. Eles recebem directamente de mim todas as instruções necessárias para o nosso grande fim. Vós também sereis membro de seu Conselho, quando estiverdes em Munich. Ainda que Ajax me tem sido muito útil, pois foi o primeiro, a quem revelei meus mistérios, e quem alistou Catão; contudo, eu lhe tenho cortado as unhas, não deixando em sua mão um só real, transferindo a caixa para Mário, e reprimindo seu génio intigante e violento. - Catão está em Munich dirigindo tudo, e é necessário que vos correspondeis com ele; pois que é nesta loja onde se combina tudo que tende para a direcção geral da Ordem; ainda que se não faz coisa alguma sem que primeiro eu aprove."
Ao segundo Colégio (ou à segunda loja de Munich) pertencem os Irmãos acima, e mais Berger, com o nome de Cornelino Cipião, e um certo Troponero a quem chamamos Coriolan, homem excelente para a Ordem, com idade de 40 anos, em outro tempo comerciante em Hamburgo; bastante sábio em finanças, de que abriu aula em Munich.
A estes se vão ajuntar em pouco tempo Barder e Westenrieder, ambos professores na mesma cidade. Esta loja se ocupa dos negócios locais [entenda-se "assuntos locais"], isto é, do que nos pode ser útil ou nocivo em Munich. Cláudio, primo de Catão, e o jovem Sauer, estão no noviciado. Beirhamer, chamado Zoroastro, e recebido há poucos dias, vai faer seus ensaios para Landshut, onde o mandámos para conhecer terreno. Miguel, com o nome de Timon e Hohenaicher, vão atacar Freysingue.
Ainda que conheçais poucos dos que estão em Eichstadt, basta dizer-vos, que temos lá por director, o Conselheiro Lang, chamado Tamerlão. Seu elo já nos adquiriu Odin, Tasso, Osiris, Lucullus, Sessostres, e Moisés. Tais vão sendo nossos progressos, e o aumento da Ordem. Também temos em Munich uma impressão, onde temos imprimido a Obra de Afonso de Vargas, sobre os estratagemas e os sofismas dos jesuítas. (Todos os homens de letras conhecem que o Jesuitismo serviu de fundamento a esta seita; a combinação do sistema secreto por onde os jesuítas se governavam, e só conhecido pelos do quarto voto, impresso em Haya, mostra com toda a evidência, que Weishaupt é fiel discípulo do alto Jesuitismo.) - Se mandardes uma contribuição de dinheiro, como me tendes oferecido, fareis nisso grande serviço, e eu vos mandarei passar recibo.
Oh! Se pelo vosso zelo, e vossas disposições pudessemos fazer alguma coisa na Suécia, isto nos seria de grande utilidade. Eu vos rogo que ponhais mãos à obra. Em cinco anos ficareis admirado do que temos feito. Catão é incomparável. Em pouco tempo vós nos vereis dar passos de gigante. Oh! Trabalhai também; não espereis em vão outra melhor ocasião para adquirir preponderância e autoridade sobre os homens. Vós tendes todos os conhecimentos, e toda a sagacidade necessária para estas empresas. Não trabalhar quando se pode, e quando há ocasião, é duplicado crime. Vossa pátria merece nossos cuidados, e vós lhe podeis dar este serviço. - Minha maior mágoa é o não lhe poder ser útil daqui. - Respondei-me depressa, fazei desta carta o estracto ordinário, e tornai a mandá-la."

Colégio dos Jesuítas em Ingolstadt
Weishaupt não era sempre tão modesto sobre seus trabalhos, e seus sucessos para a propagação de sua Ordem. Desde o primeiro ano de sua instituição, que ele se aproveitava da vacância de suas funções públicas, para ir a Eichstadt, que chamava Erzerum. Ele consagra ao seu apostolado o tempo, em que os outros professores comummente descansam das fadigas anuais, como ele mesmo diz na carta 4 que escreve a Ajax: "...eu tenho trabalhado mais no tempo de minas férias, que todos vós juntos."

Tronando para Ingolstadt, combinou suas funções públicas de intérprete das leis, com as de instituidor secreto de uma sociedade destrinada a destruí-las todas. Na Universidade mostrava uma assiduidade, e uma aparência de zelo tão grande, que foi nomeado Reitor. Este aumento de obrigações públicas lhes fez aumentar sua hipocrisia. Neste mesmo ano, longe de perder de vista suas conspirações, Weishaupt estabeleceu uma academia secreta, na qual ensinava o contrário das lições, que era obrigado a dar em público; preparando deste modo os adeptos necessários para a propagação do Iluminismo. Reitor e professor de Universidade, ele se aproveitou deste duplicado título para inspirar aos estudantes a confiança, e aos parentes toda a protecção, fazendo até de sua casa um colégio de pensionistas, para, segundo ele dizia, os livrar dos perigos de sua idade. A intenção deste monstruoso pedagogo, oferecendo sua casa aos académicos de Ingolstadt, se conhece claramente em suas cartas. Ele emprega todos os meios para que os pais e as mães lhes confiem seus filhos. Apenas chegou a conseguir este precioso depósito, ele escreve a seus adeptos cheio de maior prazer, gloriando-se de suas conquistas: "Eu tenho à minha mesa o Barão de Sechroeckenberg, e o novo Hobeneicher; é preciso que eles também comam a isca que lhe for dada." Vendo só progressos que fazia sua Ordem, em virtude desta escola secreta; ele continua: "Para o ano receberei maior número de adeptos, que nos fará chegar com brevidade ao nosso fim ulterior" (Cart. I a Ajax.20 à Catão). Se Weishaupt não podia obter dos parentes algum dos estudantes, sobre quem tinha lançado as virtudes; a nada poupava para tomar amizade nas casas, que tinham relações com sua família, como se faz ver pela carta 5ª que escreve a Ajax, onde lhe diz: "Eu não vos obrigo vir a minha casa; porém não me faltam pretextos para ir ou a vossa, ou à outra, onde falaremos sem susto dos vossos."

(continuação, III parte)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES