05/04/14

REGIMENTO DOS OFICIAIS DA CASA REAL DelRei D. JOÃO IV (I)


REGIMENTO DOS OFICIAIS DA CASA REAL DelRei D. JOÃO IV

I
"Pela manhã tanto que S. Majestade se acaba de vestir, vai à Missa acompanhado do Camareiro-mor, que virá atrás, até que S. majestade saia da porta da Câmara para fora; e logo que S. Majestade sair da porta para fora, tomará lugar diante com os restantes oficiais da Casa, e mais fidalgos que ali se acharem; e como este acompanhamento é retirado, não se cobre nele ninguém, mas cada um acompanha, na forma que abaixo se aponta.

II
Nos dias Santos, e mais Festas em que S. majestade vai em público à Capela, ou Tribuna, tanto que estiver acabada a reza da Capela, saberá o Capelão-mor se está tudo prestes para S. Majestade pode ir; e tanto que o estiver, irá dar recado a S. Majestade, e o pajem da campainha terá cuidado quando o Capelão-mor quiser dar recado de bater à porta, e não entrar até que S. Majestade lhe responda com a campainha, e não o fazendo a primeira vez, e baterá a segunda, até que S. Majestade faça sinal com a campainha, e então entrará dento, e dará o recado de estar ali o Capelão-mor, e ele entraria a dizer a S. Majestade como está prestes para poder ir; e estando o Capelão-mor por qualquer via impedido, se guardará isto mesmo com quem vier em seu lugar, e todos os dias que S. majestade descer à Capela, terá o Secretário de Estado avisado aos Embaixadores que houver na Côrte para o acompanharem, e o Porteiro da Câmara aos Títulos.

III
Tanto que o Capelão-mor der recado sairá S. Majestade do seu aposento acompanhado dos Títulos, Oficiais da Casa, e mais fidalgos, que ali se acharem que o devem fazer. Os Títulos irão da parte direita, e esquerda por suas precedências, distância de três ou quatro passos diante de S. Majestade, e diante da pessoa de S. Majestade o Mordomo-mor com sua cana na mão que tomará antes que S. Majestade saia, e ainda que não seja Título irá neste mesmo lugar, e nesta mesma forma, e será o último de todos os que acompanham diante que saia pela porta, ainda que acompanhem Duques, que sairão primeiro, excepto os Infantes diante dos quais há o Mordomo-mor de passar.

IV
Onde acabarem os Títulos, irão os três Oficiais da Cana, que são Porteiro-mor no meio, o Vedor da banda direita, e o Mestre Sala da esquerda, e havendo dois Vedores, o que não for de semana irá também da parte direita, mas no meio com o Porteiro mor: os de mais Oficiais da Casa, e moços fidalgos irão diante destes sem precedência, e diante deles os mais fidalgos que ali se acharem. Os Oficiais da Casa são Mordomo-mor, Porteiro-mor, Camareiro-mor, Estribeiro-mor, Guarda-mor, Reposteiro-mor, Copeiro-mor, Vedor, Mestre Sala, Trinchantes, Capitães da Guarda, Capelão-mor, Sumilhares da Cortina; Aposentador-mor, Monteiro-mor, Armador-mor, Esmoler-mor, e os mais, ainda que tenham título de móres, ou são Oficiais da Corte, ou Criados, e não Oficiais da Casa.

V
De traz de S. Majestade irão os Cardeais, e depois deles os Embaixadores, e logo os Arcebispos, e Bispos, e Capelão-mor com eles, se for Bispo, e não o sendo, irá com os mesmos Oficiais da Casa, advertindo que se S. Majestade levar fralda, lha há-de ir levando atrás o Camareiro-mor mais junto à pessoa de S. Majestade que todos e em quanto a levar, irá descoberto, ainda que seja Título. Os Oficiais da Casa que não forem Títulos acompanham com os outros Títulos, e não poderão acompanhar com os Oficiais da Casa por não fazer ofensa à dignidade do Título, que é maior; mas isto não terá lugar nos Oficiais da Cana, porque este ainda que sejam Títulos, hão sempre de acompanhar com sua cana no lugar de Oficiais, e como tais se não hão de cobrir, ainda que sejam Títulos, salvo o Mordomo-mor, que sempre se cobre.

VI
Nesta forma baixa S. majestade à Capela, e à parte que está no fim da escada que desce da Galaria da banda de fora por uma e outra parte, estarão as Guardas em ala uma da mão direita, e outra da esquerda; e a que for da banda direita há-de ficar da banda esquerda, quando S. Majestade voltar, e a outra da direita; e desta maneira ficam as Guardas iguais na precedência, posto que não havendo meio haja de preceder sempre a Guarda Portuguesa à Alemã, e hão-de ir governadas por seus Capitães, que irão no meio delas em corpo com suas Insígnias, e os Tenentes nos seus lugares.

VII
O Corregedor do Crime da Corte, e Casa irá diante de todos, levando consigo o Meirinho da Côrte.

VIII
Antes de S. Majestade chegar à porta da Capela o Arcebispo, e não o havendo o Bispo mais antigo que ali se achar, se adiantará para dar água benta a S. Majestade; e não havendo Bispo presente, o fará o Capelão-mor, ainda que não seja Bispo, e sendo-o, a dará só no caso de ser mais antigo.

IX
Logo que S. Majestade entrar na cortina, lhe chegará o Reposteiro-mor a Cadeira ou Almofada, e o mesmo fará aos Infantes filhos legítimos de ElRei, e aos filhos e filhas dos Infantes nomeará S. Majestade pessoa que lhes haja de chegar as Almofadas; e o mesmo Reposteiro-mor chegará a Almofada quando S. Majestade por ao Altar, e em ausência do Reposteiro-mor, toca fazer isto ao Vedor da Casa; e logo que S. Majestade se assentar, saíram todos os que acompanharam para os seus lugares.

X
Os Cardeais têm seus lugares da parte do Evangelho mais chegados ao Altar em Cadeiras de Espaldas, e logo abaixo em banco coberto de Rãs os Arcebispos e Bispos por suas antiguidades, começando a precedência do Altar. O Capelão-mor sendo Bispo se senta numa Cadeira rasa, que há-de estar da cortina para cima entre elas, e os degraus que sobem para a parte do Evangelho; e quando S. Majestade não vai à Capela se senta no banco dos Bispos, precedendo a todos ainda que seja mais moderno por Diocesano da Casa Real, e não sendo Bispo, está em pé abaixo da cortina com os Sumilhares, indo S. Majestade à Capela, e não indo, parece que não tem outro lugar senão o seu de coro; e advirta-se que não sendo Bispo, não pode fazer função alguma na Capela sem sobreplis. (Nota: Por resolução de S. majestade tomada em assento do Conselho de Estado de 8 de Março de 1687 se ordenou, que o Cardeal de Alencastre tivesse o seu assento da parte da Epístola acima dos Embaixadores em Cadeira de espaldas por ser assim conforme ao tratamento que em Madrid se dá aos Cardeais, cujo Cerimonial resolveu S. Majestade se usasse em tudo a respeito dos Cardeais.)

XI
Os Embaixadores se assentaram de grade para dentro em Cadeiras rasas de veludo com Almofadas do mesmo defronte da cortina de S. Majestade alguma coisa mais para baixo, e diante de cada um se porá um banquinho coberto com um pano de veludo.

XII
Os Duques da mesma grade para dentro junto à cortina de S. majestade em Cadeiras rasas de veludo com suas Almofadas do mesmo, e uma Alcatifa debaixo das Cadeiras não muito larga em que ponha os joelhos.

XIII
Da grade para fora em primeiro lugar se porá o assento do Mordomo-mor, e ainda que não seja Título por proeminência do Ofício, há-de ter sempre o mesmo lugar, e se há sempre de cobrir; mas no caso de não ser título, há-de ser a Cadeira rasa de couro preto. Depois dele se seguirão os assentos dos Marqueses que são Cadeiras rasas de veludo com Almofadas do mesmo, e logo abaixo o dos Condes, que é um banco coberto com espaldeira de Rãs.

XIV
O Sumilher da semana junto ao canto da cortina da banda de baixo.

XV
Os três Oficiais da Cana Porteiro-mor, Vedor, e Mestre Sala em pé com suas canas de grade para dentro em fileira defronte da cortina de S. Majestade, e dois até três moços fidalgos, dos que têm Ofício também em pé, e defronte da cortina alguma coisa por cima do lugar dos Embaixadores.

XVI
Dentro da cortina se assenta S. Majestade em Cadeira de espaldas, e logo abaixo o Príncipe, e os Infantes depois dele em Cadeiras iguais, e em igual fileira e os filhos dos Infantes mais abaixo em Almofadas duas a cada um em lugar de Cadeiras. O abrir da cortina toca ao Sumilher da semana, e ele sempre se procurará pôr de maneira que de dentro possa S. Majestade ver o púlpito, e a Tribuna da Rainha; e advirta-se que se os Duques quiserem estar dentro da cortina em pé o podem fazer.

XVII
Depois de ElRei estar na cortina, iria logo o Capelão-mor ao asperges os dias que o houver, e fazendo primeiro sua inclinação a ElRei lhe deitará água benta, e do mesmo lugar fazendo a mesma inclinação a deitará à Rainha, se estiver na cortina, e logo ao Príncipe, e logo aos Infantes, que quando lha deitarem, a virão receber um passo fora da Cadeira, e os filhos dos Infantes, a quem também a há-de deitar, a irão receber dois passos; e aos Infantes, e seus filhos não fará o Bispo inclinação; e se o Capelão-mor não for Bispo deitará água benta ao Prelado mais antigo, e fará as demais funções; e neste caso toca só ao Capelão-mor purificar o texto do Evangelho e instrumento da paz; e se se não achar na Capela o Capelão-mor, nem Prelado algum, toca o sobredito ao Deão.

XVIII
Começada a Missa irá o Capelão-mor dizer a Confissão, o Glória, e o Credo com S. Majestade dentro da cortina, e se ElRei houver de rezar o Ofício divino o rezará também com ele dentro da cortina, e em sua ausência o Deão da Capela. Tirará o mesmo Capelão-mor o Evangelho, e incenso, e o porta-paz, e uma e outra coisa limpará, o Sumilher da semana antes que S. Majestade o beije, e S. Majestade estará sentado, e o Capelão mor lhe fará sua inclinação, e logo fará o mesmo ao Príncipe, e se assentará um pouco; e ali irão os Infantes por suas idades beijar, fazendo à ida e à vinda mesuras a S. majestade, e a Suas Altezas, e a eles não fará o Capelão-mor inclinação. Se na cortina estiverem os Infantes filhos DelRei estarão em Cadeiras como seus Irmãos, e as filhas dos Infantes em Almofadas de Rãs, como se disse acima dos filhos.

(Continuação, II parte)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES