19/06/14

O COCHE DO PAPA CLEMENTE

Clemente XI
Conhecido por "côche do Papa Clemente": é côche que em 1715 foi oferecido a D. João V pelo Papa Clemente XI. Esta oferta foi feita quando o papa enviou ao Rei de Portugal as "faixas bentas" para o Príncipe.


Sobre a viatura diz o Museu Nacional dos Côches:

"É do tipo chamado "romano" sem portinholas, sendo estas substituídas por largo estribo com pendor de veludo.


A caixa, de forma octogonal, toda envidraçada, tem a cimalha sustentada por doze pilastras decoradas com meninos, máscaras e outras figuras. Aos cantos, volutas, mísulas e outras decorações em obra de talha e quatro figuras de vulto representando a Europa, a Ásia, a África e a América. Nos apainelados da caixa, as pinturas sôbre ouro são azul em dois tons, e representa assuntos muito lógicos e, entre estes, nos alçados principais, Apolo no seu carro e Anfitrite.


O jogo e rodado têm obra de talha do mesmo estilo. No cabeçal do alçado traseiro, quatro cariátides ladeiam uma figura de anjo que simboliza a Caridade. No alçado dianteiro uma concha é arrastada por dois hipocampos. Os suportes da viga-mestra são de ferro forjado e trabalhado e os resguardos das molas, de bronze com as armas reais portuguesas. As maçanetas são de madeira coberta de veludo."

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES