19/06/14

O CONCEITO DE "CRISTANDADE" QUE NOS FOI LEGADO (I)

Pode ser que o conceito de "cristandade" tenha sido deslocado desde o séc. XIX, e que muitos são aqueles que agora seguem opiniões amavelmente forjadas naquele tempo. Segundo estes teria havido uma "cristandade" apenas, e que teria durando mais ou menos até Isabel a Católica.

A melhor forma de ajudar a recolocar o conceito é oferecer transcrições antigas onde "cristandade" e "cristandades" são usadas. Portanto, não falo por mim:

Requiário de Braga, o primeiro a ser rei de um reino católico na Orbe Latina

- ( Cinco Livros da Década Doze da História da Índia. de Diogo do Couto. PARIS, 1645):

"No fim da onzena Década no capítulo do livro deixamos partida para a China a naus da viagem de Japão do de quem era capitão mor Nuno de Mendonça, onde foram embarcados o Bispo D. Luís de Sirqueira religioso da Companhia de Jesus. Foi eleito para a Índia para Bispo do Japão por morte do Bispo D. Pedro Martins, também da Companhia, lhe sucedeu no Bispado: Porque com aquela cristandade era ainda nova e muito tenra, arriscava-se muito se ficasse alguns anos sem Bispo. E por isso ElRei de Portugal, providenciou desta forma por ser de extremo zelo ao aumento da santíssima fé católica."

"Com estas coisas tornaram os padres da companhia a refolgar e tomar alento, para aquela grande cristandade ir por diante, e reedificarem-se templos e seminário: e tanto foi Deus nosso Senhor cumprindo os bons intentos deste obreiros do Evangelho, que os restantes reis lhe ofereceram lugares para igrejas, chamando-os cada um para si: porque folgavam de comunicar com homens de tanta virtude e exemplo."

"Estes e outros milagres obrou o santo por todas estas partes, e converteu grande número de idólatras à lei de Cristo. E suas escrituras afirmam que o santo se passara dali as terras do Mogor, e à província do Industão, onde reinava aquele Rei chamado Chefe-trigal que também está nomeado na pedra do milagre entre os que ele converteu. Também dizem que passou à China; e China grande onde fizera muita cristandade."

" E poucos anos depois da fundação da cidade de Coulão: deste fundamento, como já disse, contam os Malabares suas Eras: e nesta de 1611 em que escrevo isto, são de sua fundação a de 722 por ordem vai a nossa conta diante 889 anos, em que foram ter aquela cidade dois caldeus de Babilónia chamados Mar Xabio, e Mar Prod, Secazes da ceita nestoriana, que foram bem recebidos daqueles cristãos, e estimados daquele Rei por mostrarem muita santidade, que governaram aquela cristandade, não sei se com nome de Bispos, ainda que julgo que isto é o mais certo, e que repartiram todas aquela aquela cristandade em dois Bispados em que levantaram muitos templos."

"Com este homens cresceu esta cristandade tanto, e vieram a ter tanta posse, que levantaram entre si reis, porque quem foram muitos anos regidos e governados, sem se quebrar a direita sucessão, e veio aquele reino ao Rei de Diamper. Com ele passou ao de Cochim por perfilhação que tinha feito com aquele Rei como temos bem mostrado no nosso Epílogo das coisas da Índia."

"E tirando o Arcebispo D. Fr. Aleixo de Meneses inquirição deste Bispo, achou ser herege e culpado em gravíssimos erros. E por que estava já em idade tão decrépita, que não se levantava da cama. E sabendo que tinha mandado a Babilónia pedir sucessor, dissimulou com ele e mandou em Ormuz ter tantas inteligências, e nos portos da Índia para que não passasse aquela cristandade nenhum bispo da Babilónia, que vindo um a suceder ao Mar Abraão, parece que foi avisado deste negócio: pelo que houve por mais acertado conselho para que tornasse à Babilónia."


- (Terceira Década da Ásia. de João de Barros. LISBOA, 1543):

"Uma das coisas que ElRei D. Manuel muito encomendava aos governadores da Índia, era que mui particularmente soubessem o que tinha aquela cristandade do oriente da vida do Apóstolo S. Tomé, e se era verdade que o seu corpo jaz naquelas parte: e outro tanto mandou ElRei D. João seu filho depois que reinou. E porque atrás prometemos dar razão das coisas que esta cristandade tinha deste Apóstolo santo, padroeiro nosso naquelas partes da Índia, como S. Tiago e da cristandade de Espanha: aqui o queremos fazer: por D. Duarte de Menezes ser primeiro que nisso fez diligência que veremos. Posto que Nuno da Cunha o ano de 1533, sendo governador da Índia, por cumprir o mandado de ElRei: mandou tirar uma inquirição em Paleacate por Miguel Ferreira que lá estava por capitão. A qual ele tirou por uns apontamentos que lhe ElRei de cá mandou, em que já escrita a vida de S. Tomé, segundo a em a Igreja Romana: para ver se a cristandade daquelas partes tinha alguma conveniência com Ela.

"E que o Apóstolo S. Tomé embarcara na cidade Bafsora situada junto ao rio Eufrates: e navegara pelo mar Parseu, fora à ilha Socotorá onde pregára o Evangelho: e feitos muitos cristãos disso foi à Índia àquela cidade Meliapor, que naquele tempo era das mais notáveis da Índia. E feita ali muita cristandade embarcara para a China em navios de Chijs, e foi a uma cidade de nome Cambalia: onde convertera muita gente e fez templos para honrar a Cristo.


- (Chronica de ElRei D. Sebastião. de Fr. Bernardo da Cruz.):

"; e não se dando por seguro de Mulei-Maluco vir sobre ele, mandou pedir a ElRei D. Filipe de Castela para se recolher dentro na fortaleza: mas ElRei, vendo o perigo da pessoa de Xarife porto em campo, a risto de ser salteado do inimigo, posto que lhe desejasse dar remédio, não quis com segurança alheia aventurar a sua fortaleza, tão importante à cristandade;"

"Tal era a necessidade de atalhar os males esperados a Portugal e Castela, e ainda a toda a cristandade, da entrada dos turcos em África, e apossarem-se dos lugares marítimos, principalmente Larache, ponto capaz de muitas galés, que não houve príncipe cristão, nem pessoa que sentisse bem os inconvenientes,"

", e Portugal e Castela ficarem com os mesmos perigos, ou por ventura maiores, e do Maluco se esperava segurança na cristandade, e ódio contra os inimigos dela; pois por não cumprir com as obrigações do tributo, em que ficou com Amurate, como estava capitulado, de força se havia de tratar guerra entre eles, com que pela ventura, os turcos seriam molestados, sendo Malucos esperto capitão e experimentado nas mesmas armas, e em esta involta ElRei de Castela teria ocasião de fazer algum assalto em Argel, e tirar um cisinho, tão danoso e prejudicial e Espanha e Itália; e esta foi a causa de se não efectuar o prometimento das cinquenta galés, e cinco mil homem, que ElRei D. Sebastião, e mais por elas estarem em Itália fronteiras ao turco, a quem resistiam em guarda da cristandade e seria perda desamparar onde ficavam mais acomodadas para algum efeito de cometer Argerl, ou dar nas costas aos turcos, se se tratassem com Mulei-Maluco: o que tudo sua majestade fez com zelo da cristandade, como do particular temporal de Castela e Portugal."

":um padre da companhia com outros soldados o puseram numa carreta, onde lhe arremessaram muitas lanças e muitas arcabusadas, sem lhe acertarem, o qual Deus guardou por obra de tanta cristandade e lealdade, como tinha usado com ElRei."

"O Cardeal, que sempre zelou o bem comum de toda a cristandade, com aceso ardor de fé católica, e em particular o da república de Portugal, vendo e desconfiadas, com toda a brevidade se pôs ao caminho da cidade de Lisboa,"

", por causar danos temporais e espirituais das guerras, principalmente em tempo que o estado da cristandade estava tão quebrado com guerras e alterações."

", e os portugueses com pouco crédito, dando isto grandes ocasiões de disseções de guerras, não somente no Reino, mas boliria toda a cristandade, dando entrada a outros muitos males temporais e espirituais: as quais considerações fizeram tanta impressão no religioso peito de ElRei D. Henrique, que, rompendo o amor natural que tinha a seu sobrinho, que criou em sua casa, pondo os olhos na consciência e no bem comum, procurou com zelo de justiça atalhar todos os desenhos prejudiciais ao serviço de Deus e proveito do povo."


- (Cronica do Muyto Alto e Muito Poderoso Rey Destes Reynos de Portugal D. João o III deste nome. de Francisco de Andrada. 1613):

", e que os ídolos ao outro dia foram amanhecer com os paus em Coulão, onde fizeram a igreja num chão que o Rei lhe dera por amor de Deus, em que passaram a vida pregando, e fazendo muitos milagres, com que fizeram muita gente cristã, e nela morreram, e foram enterrados, e ainda agora na praia de Coulão se vê um penedo em que se diz que eles se iam por em oração e desta cristandade que estes santos homens semearam por aquela terra há ainda hoje nela alguns cristãos, que pelo longo decurso de tempo, e por falta de doutrina, tem já agora mais de gentilidade que de cristandade, e com tudo as gerações destes vivem apartado-as das outras gente."

"Este Embaixador doube representar tão bem ao Imperador perante os do seu conselho, quão importante coisa era lançar de Tunes àquele poderoso inimigo, onde se metera por engano para dali desinquietar e destruir, se pudesse, toda a cristandade, e deu para isso tantas e tão vivas razões, que o Imperador ponderando-as com largo discurso e consideração e achando-as com muito bom fundamento movido primeiramente do zelo da religião Cristã..."

", e determinou desentender-se com oito portugueses que tinha consigo, porque a gente da cidade, que já renunciara a cristandade que recebera, lhe não quis dar ajuda,"

"Daí a três dias chegou Obarnegais com embaixada do Preste, que o governador recebeu com muita honra, de que a substância era pedir-lhe o mesmo socorro que o patriarca lhe tinha pedido, declarando-lhe por extenso o miserável estado daquele império, já quase todo entregue em poder de mouros, o perigo daquela cristandade, a destruição dos templos, de que já nenhum estava em pé, a desinquietação dos religiosos, em que já não havia recolhimento, por lhes ser forçado andarem espalhados, e escondidos pelos desertos, com tanta afronta do nome Cristão, a que ele tinha obrigação de dar socorro,"

", assim por não se arriscar o crédito dos portugueses, que tanto importava conserva-se e aumentar-se, como principalmente pela esperança que se tinha que com exemplo da conversão e cristandade daquele Rei se convertessem também outros muito poucos daqueles cegos e bárbaros gentios, de que Deus e ElRei haviam de ser muito servidos."

(a continuar)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES