11/09/14

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (XVI)

(continuação da XV parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO
Thomas de Kempis

Cap. XVI
Paciência Para Com os Defeitos do Próximo

1. O que não pode um homem emendar em si mesmo, ou nos outros, deve sofrer com paciência até que Deus o disponha de outro modo. Considera que assim convém para provar a tua paciência, sem a qual não são dignos de estima os nossos merecimentos. Deves, porém, pedir a Deus que te ajude a suportar semelhantes estorvos.
Se alguém, sendo uma ou duas vezes admoestado, não se emenda, não porfies com ele, mas encomenda tudo a Deus, para que se faça a Sua divina vontade e seja honrado em todos os seus servos, pois Deus sabe dos males tirar bens.

2. Aprende a sofrer com paciência os defeitos e fraquezas alheias, pois muito tens do que a outrem faz sofrer. Se não podes fazer de ti mesmo quanto desejarias, como queres submeter o outro à medida que traças? Sempre desejamos ver os nossos perfeitos, mas não cuidamos de descobrir e emendar as nossas próprias imperfeições.

3. Comummente, queremos que os outros sejam castigados, mas não gostamos de ser repreendidos. Parece-nos mal que se concedam aos outros largas licenças; e não queremos que se nos negue o que pedimos. Queremos que os outros sejam apertados com estatutos e de nenhuma maneira sofremos que nos reprimam. Isso demonstra que não amamos ao próximo como a nós mesmo. Se todos fôssemos perfeitos, que mérito teríamos perante Deus, vivendo sem sofrer os outros, por Seu amor?

4.  Mas assim ordenou Deus, para que aprendamos a tolerar as faltas dos outros, porque ninguém há sem defeito, ninguém como nós gostaríamos que fosse, ninguém suficientemente bom nem necessariamente educado; mas convém que uns aos outros nos soframos, nos compreendamos e nos perdoemos, e reciprocamente nos ajudemos com instruções e ponderações caridosas.
De quanta virtude cada um possui, melhor se manifesta na ocasião da adversidade, porque não são estas que fazem o homem fraco, mas descobrem se ele realmente o é.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES