19/10/14

DECLARAÇÃO ASCENDENS - PORTUGAL, PAPA FRANCISCO, e PATRIARCA DE LISBOA


Por muito menos, nos seus bons tempos, Portugal suspendeu relações com a Santa Sé. Mas qual seria hoje a entidade operando à altura para tentar promover a reparação de uma injustiça pública do Papa a Portugal?! Da República não poderíamos esperar que seja católica, e o Patriarcado de Lisboa anda escondido destas questões, pois preferirá somente expressar-se a um nível mais modesto, e em assuntos de menos afronta!

Quem nos vale, então!? Quem zela para a reparação da ofensa pontifícia, e restituição!?

A Bula de Ouro, na qual os Papas se comprometem a elevar o nosso Patriarca de Lisboa a Cardeal, no primeiro consistório que haja, tem obrigatoriamente de ser também cumprida pelo Papa Francisco (este é o único até hoje a desrespeitar a dita Bula). Por este desrespeito espera-se pelo menos um pedido de desculpas, público, a Portugal e ao Senhor Patriarca de Lisboa.

O Papa tem o poder de desautorizar a dita Bula de Ouro se para isso emitir um documento equivalente onde tal fique estabelecido; mas não pode, sem mais, sem apoio documental prévio, desrespeitar o que está estipulado, e é de tradição, e que sempre muito dignamente foi seguido, honrado e respeitado pelos seus Antecessores.

Por outro lado, mesmo sendo assunto secundário, sabe-se quanto o Papa Francisco é abertamente apegado aos símbolos da sua nacionalidade argentina, e como tende a favorecer a Espanha; ao mesmo tempo que, perante o Presidente da Comissão Europeia, o português José Barroso, afirma sobre a língua portuguesa: "o português é um espanhol mal falado"!

O Senhor Patriarca de Lisboa, por mais que possa estar desagradado, ou não, até ao momento não manifestou publicamente que iria fazer fortes e justos apelos à Santa Sé para que o Papa Francisco corrija esta tal irregularidade! Se o silêncio continuasse por parte do Senhor Patriarca, o que Deus não queira, ficaria demonstrado o alargamento da ofensa a Portugal, então também pela pessoa do Senhor Patriarca de Lisboa.

Como falta o Rei, como se cala o Senhor Patriarca, como nenhuma voz se levanta, cabe a qualquer um de nós declarar:

Até que não haja reparação da ofensa do Santo Padre a Portugal pelo caso da indiferença para com os direitos atribuídos pela Bula de Ouro (concretamente a elevação do Patriarca de Lisboa a Cardeal), todos os portugueses, como e quanto puderem, façam corte* com a Santa Sé. Se o Senhor Patriarca de Lisboa publicamente nada fizer para tentar resolver a situação, seja o nosso justo protesto também provisoriamente alargado a ele.

(* - corte de relações, apenas, e pelo tempo que dure a ofensa).
------------

Mudança de planos em 2015: Novo Cardeal

Ainda sobre este assunto, ler o artigo Papa Francisco Ofende a Portugal.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES