30/11/14

CONTRA-MINA Nº 10: Seita Universal (I)

CONTRA-MINA
Periódico Moral, e Político,

por

Fr. Fortunato de S. Boaventura,
Monge de Alcobaça.

~~~~~~~
Nº 10
~~~~~~~

____________________________________________________________________________
O medonho Fantasma se esvaece,
O dia torna, e a sombra se dissipa;
Os Insectos feíssimos de chofre
Entram no poço do afumado Inferno:
Eternamente a tampa se aferrolha.
No meio do clarão vejo no Trono,
Cercado de esplendor, MIGUEL PRIMEIRO.
(Macedo, Viagem Estática ao Templo da Sabedoria, pág. 141)
_____________________________________________________________________________



Seita Universal


Lutéro
"Tem-se disputado tão vária como acirradamente sobre o que se deve preferir, se a profissão das Armas à das Letras, se esta à das Armas. Abstendo-me, como parte suspeita, de figurar nestas lides, quisera tratar antes a questão do lado oposto, (a saber: donde tem vindo ao governo humano, desde a cultura das Ciências até ao presente maior número de males, se das Ciências, se das Armas) e me pronunciaria logo contra aquelas, tornando-me um defensor acérrimo destas..... pois nem Vândalos, nem Hunos, nem Ostrogodos, nem Visigodos, nem Alanos, nem Suevos, nem Bourginhões, nem Herulos, nem os próprios Maometanos poderão abrir-me os olhos, para que eu veja o que tem podido o ferro, o fogo, o machado, a picareta, a espada, e o alforge. nada, nada, estou sempre na mesma persuasão, e invencível certeza...... Basta-me só ter à mão a História do séc. XVI, para me entrincheirar de maneira, que ninguém me fizesse render nem à viva força, nem ainda à fome; pois que maior cópia de argumentos pode haver, para uma completa demonstração dos estragos causados pelas sapientíssimas letras.... do que na obra das letras de um Calvino, e de um Lutero, que abrasaram quase toda a Europa no séc. XVI, e que produzindo a Maçonaria, digna filha de tão honrados Pais, fizeram, que nunca mais se conseguisse a extinção do incêndio, que se ateara num Sermão prégado contra as Indulgências.... Sei que os Mações Portugueses hão-de ofender-se de um berço para elas mui ilustre (para o que basta serem Lutero e Calvino homens grandes) porém assaz moderno, e por certo inadmissível por quem presume descender dos arquitectos do Templo de Salomão.... e que ao menos a bom concerto deseja encabeçar com uma certa confraria do séc. XII; porém tudo isso é fábula, e desmarcada impostura, como ainda se verá em algum Número, ou Suplemento deste Periódico.... e por tanto fiquem certos, e certíssimos os meus Leitores, de que a chamada Reforma tentada no séc. XVI, promovida no séc. XVII pelos refalsados Jansenistas, e mui adiantada no séc. XVIII por toda a cáfila Maçónica, deveu sempre mais às Letras, do que às Armas, e que se estas mais de uma vez têm adiantado, ou feito progredir o Sistema, é sempre em segundo lugar, e como verdadeiras causas instrumentais, quando as Letras hão sido constantemente as primeiras, e principais.

É caso bem notável, e bem capaz de abrir os olhos aos Reis, e aos Governos, o que se tem visto nestes últimos seis meses por toda a Europa....... Quem são em toda a parte, onde tem rebentado as Quem são em toda a parte, onde tem rebentado as revoluções, quem são os seus principais agentes, e que desde Paris até Varsóvia estão dando a Lei aos próprios Soberanos, e às Autoridades Civis, e Militares? São os Estudantes. Quem leva o triste Povo para onde quer, do mesmo modo que se leva um jumento a beber? Os estudantes. Quem arenga os Reis Cidadãos, e os Reis Cidadãos lhe tornam as mais respeitosas e submissas arengas? Os Estudantes. Quem comanda o Povo Rei, quando convém à Seita desentronizar os Legítimos Soberanos, e iludir; quanto seja possível, todas as Nações da Europa? Os Estudantes: o que é tão verdade, que não há quinze dias li um papel mui alentador (para os Mações, e para os tolos) onde estão escarradas em boa letra redonda estas frases "O Povo Rei comandado pelos Estudantes da Escola Politécnica, fez prodígios de valor" já se sabe, nos fins de Julho de 1830.

E não poderiam alguns Soberanos, hoje desgraçados, e vítimas de uma excessiva credulidade, ter posto um freio a essa mocidade indócil, revoltosa, sensual, e quasi embrutecida à força de imitar em suas tropezas, e digo que imitar! Não digo bem, de exceder muito os próprios irracionais.... Oh se podiam, e assim eles tivessem prestado maior atenção aos saudáveis conselhos de uma Autoridade, que os Mações têm representado como inimigos dos Reis, para tirarem a estes um dos seus mais seguros apoios, e defensores. o Santo Padre leão XI, na sua Bula contra os Pedreiros Livres, bem claro, e bem alto denunciou aos Reis a Seita Universitária, que se gerava, e criava nas Universidades, para depois se derramar por todas as Nações, e derrocar os Tronos, e os Altares.... A manobra é mui simples, e se a deixam levar ao cabo, é a mais bem talhada para os fins Maçónicos.... Quando não se consiga fazer extraviar toda a geração presente, corrompe-se,e extravia-se a geração futura; e apenas esta chegue a ter forças, acodem prontamente em seu auxílio os Mações velhos, e tudo se compõe às mil maravilhas; temos o orbe terráqueo perfeitamente regenerado, pois quem há de resistir à força reunida, física, e moral de uma geração inteira, que a todo o custo quer ser ímpia, rebelde, e professora do Ateísmo?

(continuação, II parte)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES