10/11/14

OBRAS DE D. Fr. FORTUNATO DE S. BOAVENTURA (I)

D. Fr. Fortunato de S. Boaventura, Arcebispo de Évora
Eis lista de obras de D. Fr. Fortunato de S. Boaventura, segundo o "Diccionario Bibliographico Portuguez: C-F":

Obras Históricas, Críticas e Filosóficas:

1 - Invicta bello dexiera seu Palafox. Carmen (prededido de outro, dirigido ao Vice-reitor da Universidade Manuel Paisd'Aragão Trigoso). - Saíram sem designação de lugar, ano etc. (porém são da Imprensa da Universidade, no ano de 1808), em um folheto de 8.º com 16 pag.

2 - Quadro da infame conducta de Napoleão Bonaparte, para com os diferentes Soberanos da Europa, desde a sua intrusão no governo francês até junho de 1808. Traduzido do francês de Mr. Peltier, adicionado etc. por F. F. (Frei Fortunato) bacharel formado em Teologia. Coimbra, a R. Imp. da Univ. 1808 4º de 67pag.

3 - A religião ofendida pelos seus chamados protectores, ou Manifesto das injúrias que o Governo Francês intruso em Portugal há feito à Religião Católica Romana, e a seus ministros. Dirigido e proclamado a todos os portugueses por F. F., bacharel etc. Ibi, na mesma Imp. 1809 4º de 26 pag.

4 - Relação do primeiro cerco de Saragoça desde 14 de Junho até 15 de Agosto de 1808. Escrita por Mr. Vaughan d'Oxford, à qual se ajunta a relação do segundo cerco, que principiou a 27 de Novembro de 1808, e se diz acabado a 21 de Fevereiro de 1809; traduzida, e refutada etc. Ibi, na mesma Imp. 1809 4º de 36 pag. - Traz por extenso o nome do autor.

5 - O heroísmo do General Francisco da Silveira Pinto da Fonseca proclamado a toda a Nação Portuguesa por F. F. de S. B. bacharel etc. Lisboa, na Imp. Reg. 1809 4º de 20 pag.

6 - A gratidão da pátria aos distintos serviços do leal e valoroso corpo dos voluntários académicos, na ditada expulsão do intruso governo francês. Justificada e proclamada a todos os portugueses por F. F., bacharel etc. Coimbra, na R. Imp. da Univ. 1809 4º de 16 pag.

7 - O francesismo desmascarado, ou exame das formas de que actualmente se revestiu aquela manhosa seita. Escrito por *** Lisboa, na Oficina de Joaquim Rodrigues de Andrade 1811. 4º de 20 pag.

8 - Notícias biográficas do General Silveira, escritas por F. F., M. C. D. T. (Fr. Fortunato Monge Cisterciense, Doutor Teólogo). Ibi, na Imp. Regia 1811. 4º de 12 pag.

9 - Notícias biográficas do Coronel Trant, escritas por F. F., M. C. D. T. (Fr. Fortunato Monge Cisterciense, Doutor Teólogo). Ibi, na mesma Imp. 1811. 4º de 11 pag.

10 - Notícias biográficas do Marcheal Bersford, escritas por F. F. C. D. T. (Fr. Fortunato Monge Cisterciense, Doutor Teólogo). Ibi, na mesma Imp. Regia 1811. 4º de 14 pag.

11 - Notícias biográficas de Lord Visconde de Wellington. Ibi, na mesma Imp. 1811. 4º de 38 pag. - Com o seu nome por extenso.

12 -Memórias biográficas do Ill.mo Sr. Manuel Pinto Bacelar, Visconde de Monalegre. Ibi. ? 1811. 4º

13 - Memórias para a vida da beata Mafalda, Rainha de Castela, e reformadora do Mosteiros de Arouca. Coimbra, na Imp. da Univ. 1814. 8ª de 254 pag. - No decurso desta Mamória alude o autor por vezes a provas, ou documentos justificativos, para os quais remete o leitor, como trazendo-os apensos, ou transcritos no final da obra: no exemplar porém que dela tenho (adquirido ainda há pouco tempo, e o único que até agora pude ver) não se encontram tais provas. Não posso pois afirmar se faltam só neste, se em todos os exemplares que do livro se imprimiram. Neste mesmo livro se contém de pag. 213 a 254 um breve tratado inédito de Fr. Bernardo de Brito, a que já aludi no tomo I do Dicionário, artigo B. 277.

14 - O Domingo: Tratado histórico e moral, resumido do que escreveu Albano Butler, e posto em linguagem ...... 8º

15 - Modelos de heroísmo cristão em pessoas de ambos os sexos, e nossos contemporâneos, que de vários autores colegia etc. Coimbra, na Imp. Cristã 1823, 4º de 28 pag. 

16 - História cronológica e crítica da Real Abadia de Alcobaça, da Congregação Cisterciense de Portugal, para servir de continuação à Alcobaça Ilustrada do Cronista-mór Fr. Manuel dos Santos. Lisboa, na Imp. Régia 1827. fol. de XLIII - 188-91 pag. Traz no princípio um longo Parecer aprovativo da obra, pelo Pe. José Agostinho de Macedo, que ocupa as pag. III a XII.

Ninguém duvida de que este livro foi escrito com profunda investigação, e que nele transpira por toda a parte a erudição do seu autor:entretanto a verdade pede que se diga, que a disposição das matérias está algum tanto confusa, e irregular; e que a crítica do escritor sofreu por vezes desvios, apresentando opiniões menos prováveis, levado do pensamento de engrandecer a sua congregação e os membros dela. Poderia demonstrar com exemplos a exactidão do que avanço; porém isso levar-nos-ia longe, e este artigo é já de si extenso em demasia.

Da Historia Chronologica só se tiraram 400 exemplares.

(continuação, II parte)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES