11/12/14

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (XLI)

(continuação da XL parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO
Thomas de Kempis

III Livro
A Fonte Das Consolações

Cap.IV
Verdade e Humildade Diante de Deus

1. Cristo - Filho, anda em minha presença em verdade e simplicidade de teu coração.
Quem segue as regras da minha verdade será defendido dos ataques do inimigo e a verdade o livrará dos embusteiros e das murmurações dos maus.
A verdade te fará verdadeiramente livre e nenhum cuidado te dará o que os homens injustamente disserem de ti.

2. Alma - Sim, meu Senhor, o que dizeis é verdade e eu Vos peço a graça de ser como desejais. A Vossa verdade me ensine, me defenda e me conserve em Vós até ao fim. Ela me livre de todos os maus desejos, dos afectos desordenados, e andarei no Vosso serviço com grande desafogo do meu coração.

Cristo - Eu te ensinarei o que é justo e o que me agrada. Considera grande aborrecimento e tristeza os teus pecados e jamais imagines que és digno de consideração por tuas boas obras, transigindo com o pecado.
És, realmente, pecador, sujeito às paixões, preso nos seus laços. Em ti tens um peso que te arrasta para o nada; facilmente cais, facilmente és vencido, e a menor infelicidade te desanima e te perturba. Nada tens de que possas gloriar-te; muito, porém, de que te envergonhes. A tua fraqueza é maior do que possas imaginar.

3. Nada, pois, do que fazes, te pareça grande. Nada julgues sublime, preciso, admirável, nem digno de ser considerado, louvado ou desejado, senão o que é eterno.
Acima de tudo, deves colocar a verdade eterna e desagrade-te sempre a tua vileza.
Nenhuma coisa temas, vituperes e abomines tanto como os teus vícios e pecados, os quais devem entristecer-te mais do que todos os infortúnios.
Alguns não andam diante de mim com singeleza, mas levados de certa curiosidade e arrogância, querendo saber os meus segredos e entender os meus mistérios; e, assim, descuidam-se de si e da sua salvação. Estes, muitas vezes caem em grandes tentações e pecados, pela sua soberba e curiosidade, castigando-os, consequentemente, a minha justiça.

4. Teme o juízo de Deus e a ira do Omnipotente.
Não queiras penetrar as obras do Altíssimo. Examina, antes, as tuas maldades, as faltas em que caíste e a quantidade de boas obras que deixaste de fazer por negligência. Alguns põem toda a sua devoção nos livros, outros nas imagens, outros nos gestos exteriores. Trazem-me na boca, mas não no coração.
Outros há que, tendo a alma ilustrada e o coração puro, suspiram continuamente pela eternidade; afligem-se ouvindo falar da terra; fazem com repugnância o que à natureza não podem negar. Estes compreendem perfeitamente o que o espírito da verdade lhes fala ao coração. Este espírito lhes ensina a desprezar as coisas terrenas, a amar as celestes, a rejeitar o mundo e a desejar o Céu, dia e noite.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES