19/12/14

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (XLIV)

(continuação da XLIII parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO
Thomas de Kempis

III Livro
A Fonte Das Consolações

Cap.VII
Ocultar a Graça Debaixo da Humildade

1. Cristo - Filho, é muito útil e seguro para ti ocultares a graça não te desvanecendo de a ter, nem falando muito dela, nem presumindo de ti porque a possuis.
O melhor é desprezares a ti mesmo, considerando a graça recebida como dada a uma pessoa que a não merece.
Não deves fiar-te muito na presente disposição do teu espírito, pois facilmente podes mudar-te em disposição contrária.
No tempo em (que) possuis a graça, considera a grande pobreza e miséria em que ficas se ela se retira da tua alma.
A perfeição da vida espiritual não consiste somente em teres a graça da consolação, mas em sofreres com humildade, paciência e abnegação, que ela te seja retirada; em não deixares de orar, nem de fazeres os exercícios do costume, antes executá-los do melhor modo que puderes e entenderes; e em não te descuidares de ti por causa da secura e das inquietações que sentes no teu interior.

2. Muitos se deixam levar da impaciência e da preguiça, logo que as coisas não correm a seu jeito. Mas o caminho do homem não depende sempre do homem. A Deus pertence dar a graça e o gosto dela a quem lhe parece, do modo que lhe parece e seguindo a medida que lhe parece.
Algumas pessoas imprudentes se arruinaram por um calor de devoção que as levou a empreender mais do que podiam, sem se advertirem de que os seus projectos eram improporcionados à sua fraqueza. Consultaram mais o zelo do seu espírito do que a luz da sua razão.
Tendo a presunção de aspirar a coisas de que não eram capazes diante de Deus, perderam a graça que tinham recebido. Caíram repentinamente na pobreza e no abatimento, no momento em que, como águias, queriam pôr o seu ninho no Céu.
Humilhados e abatidos, aprenderam que não podem voar até mim com suas próprias asas, mas que devem esperar, acolhendo-se à minha protecção.
Os que ainda são novos e inexperientes no caminho de Deus e não têm Dele os devidos conhecimentos, facilmente se perderão, não se deixando aconselhar por aqueles que têm a luz da prudência por serem experimentados.

3. Se tais principiantes preferirem seguir os seus próprios pareceres, dispensando os das pessoas às quais o tempo facultou o conhecimento das realidades, correm eles grande perigo, a menos que Deus os socorra com a graça de renunciarem o aferro aos seus próprios sentimentos.
Aqueles que se presumem de sábios raramente se deixam conduzir por outros. É melhor ser humilde com pouca ciência do que ser muito sábio com desvanecimento de si mesmo.
Um menor dom é muito melhor do que um grande, quando este serve de ensoberbecedor a quem o possui.
Não procede discretamente quem se entrega de todo à alegria, esquecendo-se  de sua anterior miséria e do puro temor de Deus, que sempre receia perder a graça recebida.
É também falta de virtude perturbar-se e desfalecer nos sucessos tristes e penosos e não ter, então, firme confiança no meu patrocínio e na minha bondade.

4. Aquele que se considera muito seguro na paz, achar-se-à na guerra tímido e covarde.
Se soubesses viver sempre humilde e pequeno no teu conceito, contendo-te nos limites de uma justa moderação, não estarias tantas vezes na tentação e no pecado.
Quando te achares penetrado de um grande fervor, deves meditar sobre o que será de ti, se retirada for essa graça.
Se a graça se ausentar de ti, considera que ela pode vir outra vez. Dela não te privei por algum tempo, senão para que te acauteles e dessa ausência possas tirar proveito para teu bem e glória minha.

5. Mais útil te é esta prova do que uma paz perpétua e imutável.
O merecimento de uma alma não se deve medir pelas visões e consolações divina, nem pelo conhecimento das Escrituras, nem pelos graus de honra e dignidade.
Para se conhecer o valor de alguém, deve-se verificar se está fundada em verdadeira humildade e se vive cheio de amor de Deus; se procura a glória do Senhor com a mais pura e recta intenção; se sabe desprezar-se a si próprio; e se gosta mais de ser desprezado e esquecido do que estimado e louvado pelos homens.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES