02/12/14

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (XXXVIII)

(continuação da XXXVII parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO
Thomas de Kempis

III Livro
A Fonte Das Consolações

Cap.I
À Alma Fiel a Interior Falta de Jesus

1. Alma - Ouvirei o que em mim fala, meu Deus e meu Senhor. Feliz a alma que ouve falar-lhe o Senhor e recebe de Sua boca palavras que a consolam.
Felizes os ouvidos que recebem os sons sagrados da linguagem divina fazendo-se surdos aos rumores do mundo! Felizes os que não escutam as vozes que soam fora, mas a verdade que fala e ensina interiormente! Felizes os que, fechando-se para as coisas externas, estão abertos para as internas!
Felizes aqueles que penetram os caminhos ocultos da vida espiritual, dispondo-se cada dia por exercícios de piedade, a fim de se fazerem cada vez mais capazes de entender os segredos do Céu!
Felizes aqueles que se entregam a Deus e se desembaraçam de todos os impedimentos do mundo!

2. Cristo - Alma minha! Considera bem tudo isto e fecha as portas dos teus sentidos, para que possas ouvir o que o Senhor teu Deus se digna ensinar-te. Eis aqui o que ele te diz: "Eu sou a tua salvação, a tua paz, a tua vida. Na minha presença acharás a paz."
Deixa as coisas transitórias e busca as eternas. Que são as coisas temporais senão ilusão e sonho? De que servem todas as criaturas se te desamparar o Criador?
Renuncia a tudo, para te entregares Àquele que te criou. Sê-lhe fiel e obediente, para que possas conseguir a verdadeira felicidade.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES