16/01/15

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (LI)

(continuação da L parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO
Thomas de Kempis

III Livro
A Fonte Das Consolações

Cap. XIV
Cumpre Considerar os Ocultos Juízos de Deus Para Não Nos Desvenecermos Com os Nossos Bens

1. Alma - Senhor, quando me falais, os Vossos juízos, como um trovão, me aterram, meus ossos estremecem de medo, a minha alma se enche de pavor. Assim, atónito, considero que os meus céus não são puros aos Vossos olhos. Se Vós, nos Vossos próprios Anjos, achastes maldade e os castigastes, que será de mim, sendo o que sou?
As estrelas cairão do Céu; e eu, pó e cinza, que posso esperar?
Eu vi cair, como do Céu à Terra, pessoas de vida louvável que depois de se terem nutrido com o Pão dos Anjos se deleitaram com o alimento dos porcos.

2. Nenhuma santidade, meu Deus, pode subsistir, se a Vossa mão soberana não a sustenta. Nenhuma sabedoria pode conduzir-nos, se a Vossa luz não nos orienta. Nenhuma força pode suster-nos, se a Vossa omnipotência não a conserva. Nenhuma castidade está segura, se não tendes o cuidado de protegê-la. Enfim, nenhuma vigilância pode salvar a alma, se Vós, em sua guarda não a vigiais.
Assim que nos deixais, caímos e morremos. Assim que vindes outra vez, levantamo-nos e vivemos.
Nós não somos senão inconstância e toda a nossa firmeza vem de Vós. Nós não somos frialdade, mas sois Vós que, vindo a nós, nos abrasais.

3. Que humilde e baixo conceito devo formar de mim mesmo e quão pouco devo estimar o bem que porventura haja em mim! Em que humildade posso eu submergir à vista dos Vossos juízos, se em mim não acho outra coisa senão nada e nada?
Ó peso imenso que me oprimes! Ó mar sem fundo e sem margens, onde de mim não descubro senão que sou um nada e um nada de todos os modos! Onde se ocultará, pois, em mim, esta raiz de soberba e essa confiança presunçosa no pouco bem que pratico? Toda esta vaidade se abisma na profundeza dos Vossos juízos.

4. Que é o homem, à Vossa vista? Pode porventura elevar-se o barro contra quem o formou? Como pode envaidecer-se com vãos louvores aquele cujo coração é na realidade obediente a Deus? O mundo inteiro não pode ensoberbecer aquele a quem a verdade subjugou, nem se deixará mover pelas palavras dos que o louvam aquele que só em Deus pôs a sua esperança. Os homens e as suas palavras passarão como um relâmpago. Só a verdade de Deus permanece eternamente.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES