03/02/15

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (LIII)

(continuação da LII parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO
Thomas de Kempis

III Livro
A Fonte Das Consolações

Cap. XVI
Só Em Deus Encontro a Verdadeira Consolação

1. Alma - Meu Deus, não é na Terra, mas sim no Céu, que eu espero as consolações que podem ser objectos dos meus pensamentos e dos meus desejos. Os prazeres e as delícias do mundo não passam de um momento. Alma minha, tu não podes achar uma alegria completa e perfeita senão no teu Deus,  que é o consolador dos pobres e a alegria dos humildes.
Espera um pouco as promessas do Salvador e acharás no Céu a abundância de todos os bens.
Se contra a ordem de Deus desejas os bens presentes e terrenos, perderás os celestes e eternos. Usa dos primeiros e deseja os segundos. Nenhuma coisa temporal pode cabalmente contentar-te, porque não foste criado para gozar as coisas sujeitas ao tempo.

2. Tu não serias feliz ainda que possuísses todo o bem que há nas criaturas.
Só Deus é o teu supremo Bem, só Ele pode fazer-te feliz, não do modo que os cegos amadores do mundo imaginam, mas enchendo-te desta felicidades pela qual suspiram os verdadeiros discípulos de Jesus Cristo e que experimentam, algumas vezes, por antecipação, as almas verdadeiramente puras, que, já neste mundo, têm os seus pensamentos no Céu.
Toda a consolação que vem da terra é falsa e pouco durável.
Não há verdadeiro prazer senão aquele que a verdade nos faz sentir no fundo do coração.
O homem devoto leva por toda a parte o seu consolador, que é Jesus, ao qual diz muitas vezes: "Assisti-me, meu Salvador, em todo o tempo e em todo o lugar. Todo o meu prazer consiste em privar-me voluntariamente de todos os prazeres humanos. Quando me falta a Vossa consolação, supra o seu lugar a lembrança de que esta falta é segundo a Vossa vontade, que quer fazer sobre mim uma justa experiência. A Vossa ira não é perpétua nem as Vossas ameaças são eternas."

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES