04/02/15

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (LIV)

(continuação da LIII parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO
Thomas de Kempis

III Livro
A Fonte Das Consolações

Cap. XVII
Em Deus Todo o Nosso Cuidado

1. Cristo - Filho, deixa-me fazer de ti o que eu quiser. Eu sei o que te convém. Discorres como homem e julgas muitas coisas pelo afecto humano.

Alma - Senhor, o que dizeis é verdade; maior é o cuidado que tendes por mim do que aquele que a mim mesmo posso dedicar. Fazei de mim, Senhor, o que quiserdes, contanto que me façais a graça de permanecer firme em Vós. É impossível que não seja bom tudo o que fizerdes de mim.

2. Ou queirais que viva em trevas, ou que viva na luz, sede sempre bendito. Ou Vos digneis consolar a minha alma, ou Vos digneis afligi-la, sede sempre louvado.

Cristo - Filho, é assim que deves conduzir-te, se queres andar comigo. Deves estar igualmente disposto para o sofrimento e para a alegria. Deves, de boa vontade, ser pobre e necessitado, como rico e abundante.

3. Alma - Senhor, eu sofrerei de boa vontade, por Vosso amor, quanto quiserdes que eu padeça. Quero receber, indiferentemente, da Vossa mão, o bem e o mal, a doçura e a amargura, a alegria e a tristeza, e, por tudo isso, rendo-Vos contínuas acções de graças. Preservai-me só de ofender-Vos, e eu não temerei então a morte nem o Inferno. Não me rejeitando Vós eternamente nem me riscando do Livro da Vida, não me será nocivo tudo o mais que me acontecer.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES