14/04/15

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (LXX)

(continuação da LXIX parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO
Thomas de Kempis

III Livro
A Fonte Das Consolações

Cap. XLIII
Da Ciência que Deus Inspira Aos Humildes

1. Cristo - Filho, não te deixes namorar da formosura e subtileza dos discursos dos homens.
O Reino de Deus não consiste em palavras, mas em virtudes.
Considera atentamente os meus conselhos, que acendem o coração, iluminam a alma e a compungem, ao mesmo tempo consolando-a de mil modos.
Nunca leias com desígnio de parecer mais sábio e letrado.
Aplica-te seriamente às mortificações das paixões, porque esse exercício mais útil te há de ser que o conhecimento das questões mais intrincadas.

2. Por mais estudo que faças, por mais ciência que tenhas, sempre deves voltar a mim, como àquele que deve ser o princípio e o fim dos teus conhecimentos.
Eu sou quem ensina aos homens o que sabem e quem dá mais luz e inteligência aos simples do que lhes poderiam dar todos os homens juntos.
Aquele a quem falo, depressa possuirá sabedoria e se adiantará maravilhosamente na vida do espírito.
Infelizes aqueles que buscam na ciência dos homens o de que nutrir a sua curiosidade e tratam pouco de saber o que devem praticar para Me servir.
Tempo virá em que Jesus, Rei dos Anjos, há-de aparecer como Doutor dos Doutores, para examinar o estudo e a ciência de cada um, sondando o fundo dos corações e das consciências. Então é que, segundo a linguagem do Profeta, Ele levará a luz das Suas lâmpadas até aos lugares mais ocultos de Jerusalém e, manifestando o que estava envolto em trevas, fará mudas as línguas e confundirá todos os vãos discursos.

3. Eu sou quem, em rápido instante, escuta o espírito humilde e o faço entender as razões divinas das verdades eternas, melhor do que aqueles que se instruíram nas escolas por espaço de dez anos.
O meu modo de ensinar não é misturado do estrondo das palavras, nem da confusão que produz a diversidade das opiniões. Nele não entra o fausto da ambição e da honra, nem o calor das disputas e dos argumentos.
Eu ensino a desprezar os bens terrenos, e a aborrecer os presentes, a buscar e amar os bens eternos; a fugir das honras; a sofrer as injúrias; a pôr somente em mim toda a esperança; a não desejar, fora de mim, coisa alguma e a amar-me ardentemente sobre todas as coisas.

4. Pessoas há que, amando-me do íntimo do coração, aprenderam segredos divinos dos quais falam de modo admirável. Elas se adiantaram mais, tudo renunciando, do que estudando subtilezas.
Mas eu não me comunico igualmente a todos. A uns digo coisas comuns; a outros ensino coisas particulares; descubro-me a alguns através de sombras e figuras; e revelo a outros, com muita clareza, os meus mistérios.
Os livros dizem todos a mesma coisa, mas não fazem em todos a mesma impressão.
Mas eu ensino a verdade, indago o coração, penetro os pensamentos, interpreto as acções, distribuindo pelos homens os meus dons, segundo me agrada.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES