26/04/15

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (LXXIV)

(continuação da LXXIII parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO
Thomas de Kempis

III Livro
A Fonte Das Consolações

Cap. XLVII
Sofrer Todos os Males na Esperança Dos Bens Eternos 

1. Cristo - Filho, não esmoreças nos trabalhos que empreendeste por mim. Que as atribulações não te desanimem e as minhas promessas te fortaleçam e consolem em todos os sucessos da vida. Eu sou assaz poderoso para pagar-te quanto fizeres por mim, dando-te uma recompensa sem limites e sem medidas.
Os trabalhos que padeces agora não serão dilatados, nem sempre viverás oprimido de dores. Espera um pouco e  verás depressa o fim dos teus males. Virá brevemente o momento feliz em que hão-de cessar todos os trabalhos e fadigas. É sempre breve tudo o que passa com o tempo.

2. Faz com cuidado e trabalha fielmente na minha vinha; e eu mesmo serei a tua recompensa.
Escreve, lê, canta, geme, cala, ora e sofre varonilmente todos os trabalhos. A vida eterna merece ser comprada por estas e outras maiores pelejas. A paz virá no dia em que o Senhor sabe, e este dia não será como o dia deste mundo, que é seguido da noite, mas será um dia eterno, uma luz infinita, uma paz firme e um seguro repouso. Tu, então, não dirás: "Quem me livrará deste corpo de morte?» Nem exclamarás: "Ai de mim, quão dilatado é o meu desterro!"
A morte será destruída e entrarás numa vida imortal, isenta das inquietações, para então gozares da alegria dos bem-aventurados, da doçura da sociedade celeste, da formosura do Paraíso.

3. Se visses as coroas que os santos possuem no Céu e a glória que gozam aqueles que passavam no mundo por desprezíveis e por indignos da vida, certamente te humilharias. Preferirias obedecer a todos que governar um só. Não desejarias os passatempos desta vida, gostarias de padecer por amor de Deus e terias por lucro grandíssimo ser avaliado por nada entre os homens.

4. Se gostasses destas verdades e elas penetrassem até ao fundo do teu coração, como te atreverias a manifestar uma só queixa, quando oprimido pelos teus males? Que coisa existe tão penosa, que se não deva sofrer de bom ânimo pela vida eterna? Achas de pouca importância ganhar ou perder o reino de Deus?
Levanta os olhos ao Céu. É aí que habito, com os meus santos, que, depois de tantos combates no mundo, se alegram agora, cheios de consolações, de segurança e de descanso, e permanecerão comigo para sempre, no reino de meu Pai.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES