05/05/15

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (LXXX)

(continuação da LXXIX parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO

Thomas de Kempis

III Livro
A Fonte Das Consolações
 

Cap. LIII
A Graça De Deus Não Se Comunica Aos Que Se Apegam Às Coisas Terrenas

1. Cristo - Filho, a minha graça é um dom precioso, que não sofre mistura de coisas estranhas nem de consolações mundanas. Deves, pois, afastar de ti todos os impedimentos da graça, se desejas que ela te seja infundida.
Procura um lugar retirado; vive só contigo; evita conversas; ora com fervor e cuida de trazer a consciência pura e o coração compungido. Avalia em nada o mundo todo, prefere o serviço de Deus a todas as coisas exteriores, pois não podes, ao mesmo tempo, tratar comigo e deleitar-te nas coisas transitórias. É necessário que te apartes das pessoas conhecidas, que te são amáveis, e que te prives de todas as consolações temporais. Assim exorta o Apóstolo a todos os fiéis para que se considerem neste mundo como peregrinos e estrangeiros.

2. Quanta confiança terá na hora da morte aquele que não se deixou prender por nenhum afecto da Terra! Ter, porém, o coração desprendido, não o compreende o espírito ainda enfermo, porque não pode o homem carnal conhecer a liberdade do homem interior. Quem deseje ser verdadeiramente espiritual, deve renunciar a estranhos e a parentes e de ninguém guardar-se mais do que de si mesmo.
Se, perfeitamente, a ti mesmo te venceres, facilmente serás vencedor sobre tudo o mais. A maior das vitórias é triunfar de si mesmo.  Quem tem a alma sujeita, de sorte que a sensualidade obedeça à razão e a razão a mim, é vencedor de si mesmo e senhor do mundo.

3. Se pretenderes subir ao cume da mais alta perfeição, deves começar varonilmente, pondo o machado à raiz da árvore, para que arranques e destruas em ti essa oculta e desordenada inclinação que te prende a ti mesmo e ao teu bem particular e sensível.
Esta paixão desordenada e violenta, que faz o homem amante de si mesmo, é como planta de que saem numerosos ramos de variados vícios, que devem ser, não apenas cortados, mas extirpados até à raiz. E ver-se-á que, vencida e destroçada esta paixão, o homem encontrará serena paz e doce tranquilidade.
Poucos são, no entanto, os que trabalham por morrer para si mesmos, libertando-se das suas inclinações; por isso ficam embaraçados em seus afectos, jamais podendo elevar-se, em espírito, acima de si mesmos.
Aquele que desejar seguir-me, com toda a liberdade, deve mortificar as suas tendências más e não se prender a criatura alguma com amor apaixonado. 

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES