17/05/15

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (LXXXIV)

(continuação da LXXXIII parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO

Thomas de Kempis

III Livro
A Fonte Das Consolações
 

Cap. LVII
O Homem Não Deve Desanimar Quando Cai Em Alguma Falta

1. Cristo – Filho, mais que agradam a paciência e a humildade nos reveses do que muita consolação e fervor na prosperidade.
Porque te entristeces quando dizem alguma coisa contra ti? Ainda que ela fosse de importância, nem por isso deverias inquietar-te. Deixa-a passar; ela não é nova, nem a primeira, nem será a ultima que se diga contra ti, se viveres muito tempo.
Sabes dar bons conselhos e alentar os outros com palavras, mas, quando te achas oprimido por alguma tribulação, logo te faltam o conselho e o esforço. Considera a tua grande fragilidade, que muitas vezes experimentas nos pequenos dissabores, e crê que tudo o que sucede é para o teu bem.

2. Lança de teu coração, o melhor que puderes, toda a impressão que o mal lhe possa fazer, e se a tribulação chegou a tocar-te, não permitas que te abata e embarace por muito tempo o teu espírito.
Sofre com paciência, se não podes sofrer com alegria.
Posto que te custe ouvir o que se diz de ti e sintas ímpetos de cólera, reprime-te e não deixes a tua boca pronunciar palavras desordenadas, que escandalizem os fracos. A comoção depressa se aplacara e a dor da tua alma será suavizada pela minha graça. Eu ainda vivo, diz o Senhor, e estou pronto a assistir-te e consolar-te mais do que nunca, se puseres a tua confiança em mim e me invocares.

3. Toma por ânimo e arma-te de constância para sofrer ainda mais do que tens sofrido. Não te julgues perdido por te veres muitas vezes aflito e tentado gravemente. És homem e não és Deus, és carne e não anjo.
Como poderás viver para sempre em estado de virtude, quando esta faltou ao anjo no Céu e ao primeiro homem no Paraíso? Eu elevo e curo todas as enfermidades; faço subir até à participação da minha Divindade os que conhecem a sua fraqueza.

4. Alma – Senhor, bendita seja a Tua palavra, mais doce à minha boca do que um favo de mel. Que faria eu, no meio de tantas atribulações e angústias, se a Vossa santa palavra não me confortasse? Que importa o que sofro, ou venha a sofrer, se eu chegar ao porto de salvação?

Dai-me, Senhor, um bom fim, uma feliz passagem para o Céu, meu Deus, lembrai-vos de mim e conduzi-me pelo caminho mais direito para o Vosso reino.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES