06/09/15

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (CII)

(continuação da CI parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO

Thomas de Kempis

IV Livro
O Augustíssimo Sacramento do Altar


Cap. XVII
O Grande e Ardente Desejo de Receber Jesus Cristo

1. Alma – Senhor, eu desejo receber-Vos com suma devoção, com amor ardente e com todo o afecto do meu coração, assim como desejaram receber-Vos muitos santos e almas puras, que se tornaram agradáveis aos Vossos olhos, pela santidade de suas vidas e pelo apego à sua devoção.
Ó meu Deus, amor eterno, que sois o meu bem e a minha soberana felicidade, eu desejo receber-Vos com o afecto mais ardente e com o respeito mais profundo, qual jamais teve nem pôde sentir nenhum dos Vosso santos.

2. Ainda que eu seja indigno de ter aqueles admiráveis sentimentos de amor, ofereço-Vos todo o afecto do meu coração, como se em mim se concentrassem todas aqueles inflamados desejos.
E quanto pode conceber a alma piedosa, tudo Vos apresento e ofereço, com entramanhado amor. Nada desejo reservar para mim senão oferecer-me em sacrifício, com tudo o que possuo, voluntariamente, e vibrando no maior afecto.
Senhor Deus, meu criador e Redentor, desejo receber-Vos e hoje com tanta dedicação, reverência, honra e louvor; com tanto agradecimento, dignidade e amor; com tanta fé, esperança e pureza - como Vos desejou e recebeu Vossa Mãe Santíssima, a gloriosa Virgem Maria, quando, anunciando-lhe o anjo o mistério da encarnação, respondeu, humilde e devotamente: "Eis aqui a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra."

3. E como o bem-aventurado São João Baptista, Vosso precursor e o maior dos santos, quando ainda estava encerrado no ventre materno, deu saltos de alegria em Vossa presença, com o gozo do Espírito Santo; e, depois, vendo-Vos, meu Jesus, conversar com os homens, exclamou, devota e humildemente: "O amigo do Esposo, que está em sua presença e o ouve, regozija-se ao ouvir a voz do Esposo", assim desejo eu estar inflamado de grandes e santos desejos e oferecer-me a Vós com todo o afecto do meu coração.
Por isso Vos ofereço e dedico todos os meus transportes de amor e alegria, os êxtases, os raptos, as revelações, as visões celestiais de todas as almas santas, com os acatamentos e tributos que Vos rendem eternamente todas as criaturas no Céu e na Terra; eu Vo-los ofereço, assim, como as suas virtudes e merecimentos, por mim e por todos os que se recomendaram às minhas orações, para que sejais por todos dignamente louvado e para sempre glorificado.

4. Recebei, Deus e Senhor meu, os meus votos e desejos que me animam de Vos louvar, de Vos bendizer, com amor imenso, infinito, devido à Vossa inefável grandeza.
Eis o que Vos ofereço agora e desejo oferecer-Vos em cada dia e cada momento; e convido e rogo a todos os espíritos celestiais e a todos fiéis servos, para que, unidos a mim, Vos louvem e dêem dignas acções de graças.

5. Louvem-Vos todos os povos, todas as tribos e línguas, e engrandeçam o Vosso santo e dulcíssimo nome com o sumo regozijo e inflamada devoção.
Mereçam achar a Vossa graça e misericórdia todos os que, com reverência e devoção, celebram o Vosso altíssimo sacramento e, com inteira fé, o recebem; e roguem a Deus humildemente, por mim, pecador.
E quando, depois de se terem unido a Vós, segundo os seus piedosos desejos, se retirarem da mesa celestial, saciados e maravilhosamente consolados, tenham por bem lembrar-se deste pobre desvalido.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES