01/09/15

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (XCIX)

(continuação da XCVIII parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO

Thomas de Kempis

IV Livro
O Augustíssimo Sacramento do Altar


Cap. XIII
Como a Alma Devota Deve Desejar-se Unir-se a Cristo no Sacramento

1. Alma – Quem me dera, Senhor, achar-me só Convosco, para Vos abrir todo o meu coração e gozar da Vossa divina majestade, de sorte que ninguém ponha em mim os olhos, nem se preocupe comigo, mas Vós somente me falásseis, e eu a Vós, como costuma conversar com o amigo com seu amigo! Isto peço, isto desejo: unir-me inteiramente a Vós, desprender meu coração de todas as coisas criadas e, pela sagrada comunhão, ou frequente celebração dos divinos mistérios, aprender a gostar mais das coisas divinas e eternas.
Ah! Senhor Deus, quando estarei tão unido a Vós, tão absorto, que me esqueça completamente de mim? Vós em mim e eu em Vós; concedei que assim permaneçamos eternamente.

2. Vós sois, na realidade, o amigo extremoso, escolhido entre milhares, no qual a minha alma se compraz de habitar todos os dias da sua vida.
Verdadeiramente, Vós sois o meu rei pacífico; em Vós está a paz e o repouso, não havendo fora de Vós senão trabalho, dor e infinita miséria.
Vós sois, verdadeiramente, um Deus oculto e não tendes comunicação com os ímpios, mas sim com os simples e humildes. Como é grande, Senhor, a Vossa bondade, que, para mostrar seu afecto por Vossos filhos, se digna nutri-los com um pão suavíssimo, que desce do Céu! Na verdade, nenhuma nação existiu que tivesse deuses tão próximos dela, como nós, que Vos temos, chegado a todos os Vossos fiéis, aos quais todos os dias Vos dais, como alimento, e confortais com a Vossa presença constante, a fim de que, contentes, elevem as mãos para os Céus.

3. Que povo haverá mais nobre do que o povo cristão? Que criatura existe debaixo do Céu, tão amada, como a alma fiel, a quem Deus se comunica para nutri-la da sua gloriosa carne? Ó graças inefável! Ó admirável bondade! Ó amor infinito, singularmente reservado para o homem! E que darei eu ao Senhor por esta graça, por esta imensa caridade? Não posso oferecer coisa mais grata do que o meu coração inteiro, para que seja unido com ele intimamente. Exultarei de alegria, quando a minha alma estiver perfeitamente unida a Deus. E dir-me-á Ele: "Se queres ficar comigo, também ficarei contigo." E responderei eu: "Dignais-Vos, Senhor, permanecer comigo, pois ardentemente desejo ficar Convosco; outro desejo não tenho, senão unir meu coração ao Vosso."

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES