03/10/15

VOCABULÁRIO DEMOCRÁTICO Nº3 (V)

(continuação da IV parte)

Beauregard era um Jesuíta nascido em 1731, homem de grande merecimento literário, e de não inferior crédito em virtude; mereceu um lugar distinto entre os Oradores de sua Ordem, e sabia conservar um termo médio entre Missionário, e Orador: não costumava escrever os seus Sermões, antes falava sempre ex abundantia cordis, e com tal veemência, e tão convencido das verdades, que anunciava, que de ordinário arrebatava o auditório, e lhe imprimia os afectos, de que estava possuído, e com tanto êxito e proveito que nunca prégou o seu Sermão sobre os maus livros, que não visse bem depressa muitos de seus ouvintes vir a seus pés entregar-lhe alguns. Isto diz o Dicionário dos Prégadores pelo Abb. De La P... pág. 5. Notava-se neste homem Apostólico uma espécie de arrebatamento, que de algum modo indicava uma inspiração profética, que os Filósofos metiam à bulha, e de que muita gente se ria; mas ao depois chorou quando viu a sua realidade: entre muitos destes transportes nota-se especialmente um, que é o seguinte.

Catedral de Notre Dame de Paris
Este homem foi convidado para prégar a Quaresma em Paris, treze anos antes da sua revolução; e empregando todas as suas fadigas e desvelos para mostrar, qual outro Jeremias, os males, que ameaçavam a sua Pátria, um dos seus Sermões que prégava na Igreja de Nossa Senhora de Paris [Notre Dame], lhe escaparam dos lábios estas palavras proféticas, que fizeram estremecer as paredes do Santuário:
"Sim, vossos Templos, Senhor, serão despojados e destruídos, vossas festas abolidas, vosso nome blasfemado, vosso culto proscripto. mas que ouço? grande Deus! Que vejo?... Aos Santos cânticos, que fazem retinir as sagradas abóbadas em vossa honra, sucedem cânticos lubrícos e profanos! E tu, divindade infame do paganismo, impúdica Vénus! tu vens aqui mesmo ocupar atrevidamente o lugar do Deus Vivo, assentar-te sobre o trono do Santo dos Santos, e receber o criminoso incenso de teus novos adoradores!..."
Os Filósofos, que em grande número o escutavam, julgaram-se ofendidos, desataram em altos gritos, e o foram denunciar ao Governo com um sedicioso, e um caluniador da razão, e das luzes, que devem inspirar moderação e tolerância nos próprios Ministros do Evangelho!... O caso é, que o pobre Missionário teve que esconder-se, e retirar-se logo, a fim de escapar à tolerância de seus patrícios Filósofos; mas o que é igualmente certo, é que a sua profecia se realizou à letra; porque não só foi abolido o Culto do verdadeiro Deus, profanados os seus Templos, como acima fica referido; mas até foi naquele mesmo Tempo, em que o Orador prégava, que se estabeleceu o culto da divindade "Razão" a qual era representada por uma prostituta, que em trajes indecentes, e libidinosos se ia assentar sobre o Sacrário, onde dantes reclinara o Cordeiro sem mancha, que tira os pecados do Mundo!! Este facto é mais para se meditar, do que para se descrever!! Nele devem aprender todos os governantes e governados, para que não escutem a voz dos Filósofos, mas sim a dos Ministros da Religião: estes prégam a paz e a Religião, e morrem por ela; aqueles prégam a tolerância, matando, e oprimindo. (Vej. o ref. Dicc. pág. 6)) D. Tr.

Suplemento ao Artigo da Tolerância

(* Quando isto escrevíamos, por um acaso chegou às nossas mãos (o que não deve ser estranho; porque assim como os Escritos dos hereges, e dos ímpios se permitem aos Apologistas da Religião para melhor combaterem os seus argumentos; assim por igual maneira os Escritores revolucionários se devem não só permitir, mas ainda ministrar aos defensores da Legitimidade para desfazerem os seus embustes) uma papeleta em nome do Ex-Imperador do Brasil, a qual entre muitas outras coisas, que omitimos, e que não dizem respeito a este Artigo, apresenta uma fanfarronada tolerante, que nos obrigou a transcrevê-la:
"Eu sempre fui, (diz o Herói Ex-Imperador) o mais decidido Protector dos Portugueses; a mim devem o ter-se consolidado a primeira Regeneração Política, porque eu fiz com que meu Augusto Pai jurasse no Rio de Janeiro a Constituição da Monarquia Portuguesa, e viesse imediatamente para Lisboa confirmar a sua palavra; eu fui que restabeleci as Relações Diplomáticas próximas a expirar pela morte do meu Augusto Pai; eu fui quem coloquei esta Nação na linha das Nações civilizadas, dando-lhe com mão benéfica, e liberal uma Carta, que teria a esta hora feito a felicidade dos Portugueses, se tivesse permanecido: ingratos, e seduzidos não souberam aproveitar-se de tão grande benefício..... à frente de milhares de Portugueses valentes, e guerreiros, eu poderia ameaçá-los com a morte, e com o extermínio; mas não: então mesmo, que poderia ser mais cruel, é que quero ser mais humano, e tolerante: a ninguém se fará perseguição; as casas dos cidadãos pacíficos serão invioláveis, todas as despesas de transporte, e fornecimento serão pagas em moeda corrente, os próprios que tiveram as armas, e as depuserem serão por mim perdoados, não negarei amnistias aos meus próprios rivais, ninguém será incomodado por suas opiniões políticas, sejam elas quaisquer que forem, e finalmente uma tolerância absoluta irá estabelecer o império da paz no meio dos Portugueses; porque eu não ambiciono outra ventura, nem outra felicidade senão a sua, etc......"
Que tal é a prelenga?! E então não parece um António Pio, ou um Marco Aurélio a falar?! Não se mostra aqui a generosidade de um Filipe de Macedónia quando fala aos Atenienses?! ou pelo menos a magnanimidade de um Nicolau, quando antes de fazer marchar as invencíveis Legiões, vencedoras do Cáucaso, domadoras do Balkan, e assustadoras do Mundo, dirige as vozes de amizade aos Rebeldes Polacos?! Ah! tudo isto não é nada em comparação da tolerância apregoada pelo Defensor Perpétuo do Brasil, e propalada à boca cheia pelos seus órgãos em Portugal!! Todos esses homenszarrões são uns pigmeus a pé do Gigante de nossos dias! Aqueles venceram pelas armas e pelo terror, que incutiram aos Povos; ele quer vencer pela moderação e pela tolerância: conquistar os corações é maior triunfo!.... largas dissertações nos pediam estas poucas linhas da tal papeleta, que não sabemos se é Proclamação, se é Decreto, ou o que é: (não é nada) mas como isto não seja possível, e como sobre isto já se tenha escrito tanto, e tão bem, só basta despertar algumas ideias.

(continuação, VI parte)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES