27/11/15

CAPELA MÓR DA SÉ DE ÉVORA (III)

(continuação da II parte)

DIMENSÕES

A Figura da Capela Mor é uma Parábola, ou a de um sino deitado ao comprido fora da acção de se tocar. Tem de altura na boca ou entrada do sino 84 palmos craveiros, 86 palmos [craveiros] de cumprimento ou fundo, tem de largura na boca ou entrada 40 [palmos craveiros], a abóbada cujo raio da volta é de 20 [palmos craveiros].

Divido as Paredes laterais em cinco Corpos que assim classifico. Primeiro, o Soco com 13 palmos, 3 polegadas e 8 linhas de altura, é formado de Mármores azuis escuros mesclados em Painéis mais ou menos largos com molduras de Mármore branco, e este branco espalhado pelo azul faz um todo pálido de muitas vistas e mui pouca animação. Nos Mármores azuis como em Campo de Batalha aparecem Membros troncados, cabeças, pernas, braços figuras umas naturais, outras exóticas, e extravagantes.

Na capela-mor a porta sobre a qual está o busto de S. Paulo

A cada Ângulo do Altar há uma Porta com umbrais de Pedra cor de azeviche; tão polidas, e vistosas como se foram envernizadas. Coroam as Bandeiras destas Portas duas Estátuas de S. Pedro, e S. Paulo em meio Corpo de Jaspe com mais venerabilidade do que expressão e entusiasmo: o lugar sobranceiro, em que estão a 14 palmos acima do pavimento, o sério do seu olhar, olhos, feições do rosto tudo fundamente aberto; indica a tenção que ali prestam, e as demora, e fazem lembrar dois anciões venerandos, que todos os dias saem de casa a ouvir a Leitura dos Livros Santos, um o Evangelho, outro a Epístola.

Corpo "das colunas", o qual é elevado sobre a linha do altar
O Segundo Corpo a que chamo das Colunas, 9 polegadas e 4 linhas de altura.De cada lado de um palmo uma polegada e quatro linhas.
De Coluna  . . . 26 palmos e 1 polegada
Se Capitel . . . . 3 ditos [palmos] e 7 ditas [polegadas]


Destas Colunas 3 elevadas e postas junto ao Altar são como Gigantes que servem de Esteio ao Santuário. Duas no meio de braços abertos, e estendidos tomam à sua conta; carregam sobre si com o resto do peso, e dão ao Edifício a ideia de firmeza, e segurança, que inculca a sua corpulência. Há também 8 colunas de superfície plana cortadas de alto a baixo como auxiliares das colunas redondas características da Obra invenção, ou Introdução do Arquitecto que classificam a Capela Mor "um Sacelo Romano mais áulico do que Pontifício". Há cinco Painéis um da frente do Altar, e dois de cada lado que representam os Mistérios da Senhora. A Conceição, a Natividade, a Coroação, a Assunção, e o Natal ou o Nascimento do Filho de Deus, vindos de Roma onde foram encomendados, e feitos pelos melhores Mestres de então, e custaram todos . . .  . . .  1:789$000. O Maior, ou o do Retábulo da Assunção 700$000; Cada um dos outros a . . . . .  270$000. Correspondentes aos Cornos ou ângulos do Altar há duas Janelas de 15 palmos e meio de altura e 8 e meio de largura cada uma, que são como Portos francos à luz por onde entra a claridade precisa, a quem serve no Altar. Dois Coretos na altura de 32 palmos com 13 de frente saem fora em sacadas, e varandas de Madeira dourada, que são como umas Bandeiras permanentes de festividade, que anunciam sempre o culto festivo. O Coreto do Norte tem Órgão, que acompanha o Coro, o do Sul tem Realejo, que serve na Música com o Instrumental. O Terceiro Corpo, a que chamo de cimalha tem 7 palmos de altura, cintado em toda a extensão com faixa de Mármore cor de rosa que lhe dá toda a graça.


O Quarto Corpo, a que chamo Pedestal, em que se firmam as Impostas, ou Cornijas dos Arcos de Abóbada tem 12 palmos, e 7 polegadas de altura: De cada lado há 4 janelas desiguais entre si, mas correspondentes umas a outras. As Primeiras duas à entrada têm 14 palmos de altura, e 7 de largura, a que se segue, e fica sobre o arco da Cortadura da Cimalha tem 14palmos de altura, e 3 e meio de largura, a quarta Janela última, a quem entra tem 15 palmos e meio de altura e 7 de largura. Nesta divisão à frente lá fica a imagem de um grande Crucifixo feito de pedaços de Cedro por não haver então madeiro inteiriço donde se pudesse tirar deram-se para ele . . . . . .  . 240$000. De guarda, e veneração ao Santo Crucifixo ficam dois Anjos de Pedra um deles já havia e serviu de modelo ao segundo feito pelo Estauário António de Pádua Belino, por 260$000. As quatro Estátuas, que cercam esta divisão designam, e são as imagens da Fé, da Religião, da Esperança, e da Caridade todas feitas em Évora de Pedra de Estremoz por empreitada, que tomou a si António de Pádua Bellino sendo primeiro desbastadas, e dando-se ao Escultos Sustento e Comedorias precisas custaram:
A da Fé . . . . . .  .  .  .  . 224$000
A da Religião . . . .  . .  224$000
A da Esperança . . . . .  300$000
A da Caridade . . . . .  . 320$000
O Quinto Corpo é o da Abóbada, que firmada em Arcos de diferentes direcções representam as bases da Coroa real que tem o Tecto suspenso, e o sustentam.

TRANSPORTES

Todo o sujeito visto, ou tocado seja qual for além da representação, que nos imprime que vem a ser a Pintura forçada da sua própria imagem obriga-nos a confrontações diferentes segundo mais bem nos agrada, ou desgosta. Da nossa parte são estas confrontações sinais de amizade ou aborrecimento que lhe temos, e porque às vezes não bastam as sensíveis, valemo-nos das Morais ou da imaginação por serem mais amplas, e grandiosa, O Espectador inénuo ao entrar na Capela Mor da Catedral de Évora concentrado em si mesmo, e como se estivera em Campo de floridas Papoilas, que a variedade de cores não permite distinguir, pára um pouco; porque a vista lhe não descobre coisa que deslize, ou saia fora do seu lugar e venha mostrar-se-lhe. Passado este primeiro momento começa logo a procurar um ponto, donde marque as partes do Edifício, cujo todo o teve suspenso, e a primeira qualidade externa, que aparece, o que ele nota sem auxílio de estranha advertência, é a uniformidade das Paredes paralelas, que são ambas verdadeiros espelhos de si mesmo, isto é o que em feitos, e dimensões representa uma, representa a outra exactamente. Da mútua transparência das Paredes entende o Espectador dos lados o que mais lhe agrada; fixa nele a atenção corre o d'alto a baixo, corre-o em linhas horizontais, e tudo quanto encontra é preceptível, simétrico, e ordenado, nada garrido, nada postiço, nada fingido, nada que haja reputação alheia, nada que não seja proprietário da cor, ou da figura que tem na posição, que ocupa. Quanto mais de perto se chega, quantos mais pontos de prespectiva examina, mais se lhe patenteia, e manifesta a realidade do que vê, mais bem reluz o matiz das Pedras arrancadas do centro da Terra, e por mão invisível já pintadas de ouro, de prata, ou de fogo. Não há ali número arábico nem romano, que indique Período, ou Era, não há símbolos de perícia, ou sabedoria, não há Brasão de armas, com que a vaidade genealógica tanto se nutre, e glória com tudo não altam decorações cariadas; as ramagens, as parrreiras, os Castelo, as Caveiras, as Cabeças de gato, as lutas, e contendas, pernas, e braços estorpiados e outras figuras que nos Mármores azuis, e epulmados pinta a luz com o Pincel das sombras.

(continuação, IV parte)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES