26/08/16

ESPECIAIS ASCENDENS (IX)

(continuação da VIII parte)


EXERCÍCIO QUOTIDIANO - VIDA DA ALMA
Recomendação portuguesa do séc. XVIII para a vida da alma, dia a dia; para quem queira seguir, ou saber mais.

VOCABULÁRIO FILOSÓFICO-DEMOCRÁTICO I (vídeo)
Para inauguração dos nosso áudio ASCENDENS, fizemos acompanhar de vídeo o primeiro áudio. A obra em questão é estrategicamente escolhida é muito oportuna, antecede a crise da Igreja no séc. XX e indirectamente ajuda a entender como foi tão fácil no nosso tempo ter as resistências quebradas.

O ÓRGÃO, INSTRUMENTO DA IGREJA I
O órgão é o instrumento da Igreja, formado na Igreja, para o Culto. Eis pequenos registos visuais e sonoros que fizemos de alguns dos órgãos portugueses:
Igreja de N. Senhora da Lapa (B - Porto)
[esta lista será acrescentada posteriormente]

DEPÓSITO ASCENDENS
Para quem ainda não conhece, ainda vai a tempo de visitar o nosso depósito do Magistério Papal (aqui). Trata-se de um formato mais funcional, que apresenta apenas um documento por página. Na coluna lateral esquerda vamos acrescentando outros documentos pré-conciliares [não abdicamos de dar por suspensos os pós-conciliares, embora tenhamos publicado o Summorum Pontificum por motivo de estudo] para o público os poder consultar, ou conhecer.

PATRIARCA DE LISBOA - MEDO!?
Pequeno artigo que recorda o estranho bloqueio dos Papas relativamente ao cumprimento da consagração da Rússia nos moldes em que Nossa Senhora a Pediu.

PÃO DA ALDEIA (vídeo 4 min)
A uns dará saudade, a outros ternura, a outros dará fome, possivelmente a outros nada dirá ou dará: uma velhinha faz pão maravilhoso, como até há anos sempre o vi fazer aqui na Beira, quer na cidade, quer na aldeia.

ASSALTO CASTELHANO À MINA, e outras coisas mais.
Não é novidade para alguns... eis um dos motivos pelo qual Isabel a Católica não poder ser realmente canonizada! Como esta prova, há outros acontecimentos históricos, registados em documento da época. Sim, é certo que a Igreja, mesmo assim, concedeu algumas benesses relativamente a Isabel a Católica... o que deu para sossegar durante alguns séculos! Mas quem é que consegue calar um espanhol emocionado, e esquecido dos factos!? O assalto relatado aconteceu depois de outros, e depois do Papa ter protegido com bula o nosso território em África (para livrar da inveja e da cobiça dos vizinhos, segundo a própria bula refere) ... tudo isto em tempo dos Reis Católicos.

"TRADUÇÃO" CURIOSA
O Sr. Cónego Ferreira queixa-se de uma estranha tradução promovida pelo "Secretariado Nacional de Liturgia". E com razão!!!

GENÉRICO DAS PRODUÇÕES ASCENDENS (video)
É com muito gosto que apresentamos o genérico das Produções Ascendens.

PAPA FRANCISCO OFENDE PORTUGAL
(...) Na linha deste artigo, está este outro.

TESTAMENTO DE LUÍS XVI, REI DE FRANÇA
É significativo para um católico ler o testamento de um rei tradicional (a monarquia assenta o poder em UM), o qual por não se vender às propostas maçónico-liberais do modelo de "poder fraccionado" era chamado de "absolutista". Tal como a autoridade da Casa assenta na autoridade do pai, assim a do Reino assenta no Rei (pai no Reino); ambos estes pais, católicos, sujeitos totalmente a Deus, não deitam as suas responsabilidades ao voto dos filhos. Quanto ao testamentos, podemos nele ver a constante preocupação que teve um Rei católico, tradicional, por tentar fazer sempre tudo conforme a vontade de Deus. Este testamento foi escrito no cativeiro, em condições nada simpáticas, e a poucos momentos da guilhotina. (versão em francês)

Fr. JOÃO DE NOSSA SENHORA - O TERREMOTO DE 1755 em LISBOA
Fr. João de Nossa Senhora, conhecido como "Poeta de Xabregas", foi responsável pelo culto a Nossa Senhora Mãe dos Homens. Segundo se diz, terá profetizado o terremoto de 1755 como castigo de Lisboa preferir a diversão aos eventos piedosos do Domingo.
Curiosa descoberta...

A RESPEITO DA CRISTIANIZAÇÃO DA ÁFRICA
A leitura deste artigo habilitará os portugueses a darem uma resposta. Ou, na melhor das hipóteses, depois deste artigo, poderá acontecer que não hajam mais incomodados com a vaidosas inverdade.

REAL MOSTEIRO DE MAFRA - PLANTAS E POEMAS

DESCOBERTA DE CANÁRIAS!? UM EQUÍVOCO
Antes dos castelhanos chegarem a Canárias já os portugueses usavam aquelas terras. Como até então não tinha havido costume de reivindicar as terras descobertas junto de Roma, Castela teve uma uma ideia original: requerer a formalização junto do Papa, portanto, formalização supostamente irreversível. Depois do Papa saber que tinha atribuído algo que não devia, tentou compensar Portugal relativamente ao restante território de Canárias. O Infante D. Henrique ainda chegou a ter parte das ilhas canárias. Interessante!

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES