02/11/16

PAPA FRANCISCO SOB A MIRA DE AGOSTINHO DE MACEDO

Imagem de Lutero, ladeada pelo Papa Francisco que esta semana beijou a bíblia luterana
"; e se como Herege abraças o Evangelho, vê, contempla, medita nas terminantes, e claríssimas expressões do Divino Salvador, na Instituição do Adorável Sacramento. Toma o pão, abençoa-o, e diz: Este é o meu Corpo. Hoc est Corpus meum; e da mesma sorte o vinho: Este é o meu Sangue. Hic est Sanguis meus. Não disse, como querem os Luteranos, e Calvinistas: Este Pão é a imagem, e a figura do meu Corpo, e do meu Sangue; mas disse, e declarou aquilo que não tinha feito na instituição dos outros Sacramentos; esta comida é a verdadeira e real substância do meu Corpo, e esta bebida o meu verdadeiro Sangue: Caro mea vere est cibus, et sanguis vere este potus, e para nos tirar toda a dúvida, ainda acrescenta: e este mesmo Corpo, que aqui fica debaixo das espécies de Pão, é aquele mesmo que há de ser entregue aos meus inimigos para vos salvar. Hoc Corpus, quod pro vobis tradetur." (Pe. José Agostinho de Macedo, em "Breve notícia dos mais notáveis desacatos ocorridos em Portugal...", ano 1825)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES