17/02/18

VIA SACRA NAS RUAS DE LISBOA - 2018


Como ainda é costume em Portugal, na Quaresma a Via Sacra é feita pelas ruas, à noite, passando pelas 14 estações abrigadas em capelinhas antigas.

Em Lisboa tais capelinhas não existem nas ruas de todas as paróquias. Portanto, seria esperado ver nestes casos a realização da neo-Via Sacra de 15 estações. Mas não. No centro de Lisboa, à noite, pelas ruas, continua a Via Sacra de 14 estações, acompanhada de outros santos momentos: Confissões, Lausperene, e até Missa tradicional (segundo consta).

A Quaresma ainda mostra ser de grande importância para os portugueses. No Interior ainda se conserva a Procissão dos Penitentes (que correr riscos), a qual se manteve desde a Idade Média. A Semana Santa em Portugal e Espanha ainda mostra como para os nossos antigos um tempo da máxima gravidade, devoção, seriedade, e conversão interior.

6 comentários:

M. Maria disse...

Há quem pense que os muitos problemas que aterram Portugal são por causa dos próprios portugueses, mas parece que o mal costuma vir mais com os que são de fora... Deus nos vê!

anónimo disse...

M. Maria,

faz tempo que não vinha comentar. Obrigado pelo comentário.

Não há país que esteja bem... mas isso já muitos dizem desde a "revolução francesa", ou as revoluções liberais. Com altos e baixos, com pausas ou "oásis", a decadência tem caminhado. Hoje algum país pode dizer que está bem? Sabemos que não. Contudo, em termos COMPARATIVOS, Portugal pode dar graças a Deus por estar menos atingido.

Sim,,, isso tb é verdade. A maleita tem vindo muito de fora, a todos os níveis.

Volte sempre.

Ana Neves disse...

Pode informar o horário e de onde parte? Obrigada

Ana Neves disse...

Pode informar o horário e de onde parte? Obrigada

Anónimo disse...

Agradeço indicação do horário e ponto de partida.
Obrigada

anónimo disse...

Hoje estamos em Sexta-feira Santa, já não vai a tempo. Agora só para 2019, certamente.

TEXTOS ANTERIORES